Na manhã do dia 27 de agosto, a turma de alunos da 2ª série do Curso de Formação de Docentes, do Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis, visitou a sala de recursos que atende alunos com deficiência visual (DV), na Escola Municipal Renascer.
A professora Ediles Bohn salientou que a estimulação visual tem por objetivo, com atividades lúdicas adequadas, ensinar o cérebro a ver e, assim, a criança a usar todo seu potencial de visão. A visão saudável se desenvolve, naturalmente, através de estímulos que estão em toda parte para onde os olhos veem. Mas para as crianças com problemas oculares, a estimulação visual pode fazer toda diferença no desenvolvimento da visão.
Vale destacar que a Educação Especial, como integrante dos sistemas educacionais, é modalidade de educação que compartilha os mesmos pressupostos teóricos e metodológicos presentes nas diferentes disciplinas dos demais níveis e modalidades de ensino. No entanto, o desa?o da participação e aprendizagem, com qualidade, dos alunos com necessidades educacionais especiais, seja em escolas regulares, seja em escolas especiais, exige da escola a prática da ?exibilização curricular que se concretiza na análise da adequação de objetivos propostos, na adoção de metodologias alternativas de ensino, no uso de recursos humanos, técnicos e materiais especí?cos, no redimensionamento do tempo e espaço escolar, entre outros aspectos, para que esses alunos exerçam o direito de aprender em igualdade de oportunidades e condições. (DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL – SEED - 2006)
Fonte: CEPEM