Durante os dias 07 e 10 de outubro, o município de Missal, juntamente com entidades parceiras, desenvolveu a oficina “Construção de Biodigestor – Tecnologias Sociais: promovendo a Sustentabilidade”. A oficina ocorreu na propriedade de João e Edite Wiegert na comunidade de São Pedro.
A ação faz parte da programação do Encontros e Caminhos, organizado pelo Capa (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), FLD (Fundação Luterana de Diaconia), Itaipu Binacional, Conselho de desenvolvimento dos municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Administração Municipal de Missal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Departamento de Urbanismo. O evento ainda contou com o apoio da Emater e Vigilância Sanitária.
Oficina
Na oficina foram repassados, de forma teórica e prática, todos os passos para a Implantação de um biodigestor. Desde a confecção de placas de cimento até a canalização do biogás até o fogão/forno.
Na propriedade o biogás será canalizado até a agroindústria familiar e utilizado na fabricação de panificados. Além do uso do biogás, na propriedade será utilizado nos cultivos de plantas, o biofertilizante, que também é um produto gerado no processo.
Segundo a Engenheira Agrônoma do CAPA, Daiana Pauletti, o biodigestor é uma tecnologia social que promove a sustentabilidade, sendo que além de beneficiar o meio ambiente, resulta ainda na redução de custos de produção nas propriedades. “Essa propriedade servirá como uma Unidade Demonstrativa, sendo que os interessados em replicar a tecnologia, poderão visitar o local e sanar suas dúvidas em relação a sua construção e funcionamento”, completa.
A Assessoria para implantação do Biodigestor foi do Assistente de Projetos FLD, Fernando Pires Moraes Aristimunho, de Porto Alegre – RS. Na segunda-feira, 07 de outubro, foi o início da implantação, onde houve o preparo do local de instalação, confecção de placas de cimento, início da construção do tanque de fermentação (piso).
Na terça-feira, 08 de outubro, foi a implantação, com montagem do tanque de fermentação, construção de caixa de descarga e Câmera de armazenamento do biogás. Na quarta-feira, 09 de outubro, houve a abertura com autoridades, além da revisão de todos os processos de implantação já realizados e a montagem da tubulação de gás até o fogão. A finalização da implantação foi na quinta-feira, 10 de outubro.
Biodigestor
O biodigestor é uma tecnologia alternativa, adaptada a pequenas propriedades rurais. Tecnologia socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente sustentável.
A criação de animais gera acúmulo de dejetos, que podem, se não receberem um prévio e adequado tratamento, contaminar a água e o solo. Esses mesmos resíduos, no entanto, são excelente matéria-prima para o biodigestor.
O biodigestor, a partir dos dejetos de animais, produz o biogás e também um excelente biofertilizante que pode ser utilizado nas propriedades, visando aumentar a fertilidade do solo, melhorando a produção e a saúde das plantas.
Participantes
A construção foi realizada em forma de mutirão. Estiveram presentes técnicos, pedreiros e produtores da região, representantes da câmara de vereadores, sindicato rural, Apromis e da Administração Municipal de Missal. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Missal, Altair Luiz Fetzner, representou a Administração Municipal e foi conferir o andamento dos trabalhos desenvolvidos no dia 09 de outubro, onde conversou com todos os envolvidos na ação, parabenizando-os pela iniciativa.
Fonte: Assessoria