No dia 31 de outubro, um temporal severo atingiu a costa Oeste do estado e os municípios da região registraram diversos casos de árvores caídas e destelhamentos. A rede elétrica da Copel não ficou imune: foram aproximadamente 100 postes quebrados e inúmeros casos de cabos rompidos por objetos diversos lançados pelo vento sobre a rede elétrica (galhos de árvores, placas, telhas e entulhos da construção civil).
Cerca de 250 mil consumidores foram afetados de forma não simultânea com os eventos. As equipes de Manutenção da Copel trabalharam em regime de emergência desde então para restabelecer o sistema elétrico e os trabalhos foram finalizados na manhã de hoje, contando inclusive com o reforço de equipes de outras regiões que foram direcionadas para atendimento às ocorrências na costa Oeste.
O caso da linha São Sebastião, noticiado pela reportagem do Portal Missal, trata de 3 unidades consumidoras que ficaram sem energia devido à queda de uma árvore sobre a rede elétrica, que ocasionou o rompimento dos cabos. Em situações de eventos climáticos severos como o do último dia 31, que normalmente provocam muitos estragos de dimensões variadas, faz parte da logística de atendimento da empresa primeiro o envio de equipes menores e mais rápidas para solução dos casos mais simples, que representam 90% das situações, e um ágil levantamento dos casos mais complexos. Na retaguarda estão as equipes de Manutenção pesada, com mais integrantes e equipamentos mais robustos, que trabalham na troca de postes, retirada de árvores, substituição de transformadores, reconstrução das redes, etc.
Assim foi feito: a rede foi restabelecida e a energia retornou às 16h45 do dia 3 de novembro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Copel