O município de Missal possui um programa de recuperação de nascentes, que tem surtido efeitos positivos. Na manhã desta sexta-feira, 06 de dezembro, mais uma nascente foi recuperada, dessa vez na propriedade de Daniela Spohr, na Linha da Granja. A atividade é integrante também, do Programa Encontros e Caminhos.
A nascente foi escolhida pela equipe técnica da Itaipu Binacional e teve como suporte financeiro o Conselho dos Municípios Lindeiros Ao Lago de Itaipu. Já os trabalhos foram executados pela Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio do Departamento de Urbanismo, Emater, Coletivo Educador e vários voluntários que sempre estão engajados nas causas ambientais do Município.
A técnica introduzida foi a de solo-cimento (mistura de terra vermelha com cimento e água). A nascente em questão se encontra em terreno argiloso e úmido, onde inicialmente foi realizada a limpeza para identificação do olho d’água. Em seguida, foram revestidas as paredes com pedras e solo-cimento.
Após foi construída uma taipa para formar o reservatório que é preenchido com pedras e selado com o solo-cimento. A água protegida sai limpa pelos canos logo em seguida. Na parte superior é introduzido um cano 20 mm para descontaminação da mina com água sanitária a cada 06 meses.
Na oportunidade, foram plantadas diversas mudas de árvores nativas no entorno da fonte, que servem como filtros para a água e também proteção contra contaminantes externos.
Fonte: Assessoria