Nuvem funil foi registrada por internauta nesta manhã…
A redação recebeu na manhã desta sexta-feira imagens de uma nuvem em formato de funil que se formou perto da Ferroeste, na saída para Curitiba, em Cascavel.
Alexandre Marques foi quem fez o registro. Ele trabalha em uma cooperativa da região e comentou que todos ficaram surpresos com a formação.
Em uma das imagens é possível ver que o funil se alongou em direção ao solo. Alexandre conta que depois do registro o tempo escureceu. Pela distância não foi possível ver havia ventos a ponto de gerar estragos.
Outro internauta encaminhou um vídeo relatando que registro ocorreu ontem (2).
A nuvem funil é um tornado em sua fase inicial. Quando a nuvem funil desce a ponto de tocar o solo torna-se um tornado.
” Nós pensamos que ele iria tocar no solo. Mas ele subiu rapidamente, ficando só umas nuvens bem pesada. Nunca tinha visto algo parecido”.
Simepar
A redação buscou o Simepar para auxiliar na avaliação do fenômeno. A meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva afirma que apesar de a imagem mostrar uma nuvem bem carregada a condição climática atual não é para tempestade de maior gravidade.
“Uma formação como esta na condição atual seria uma surpresa. Ainda não tivemos outros relatos. A imagem apresenta uma nuvem funil, que se tocar o solo seria denominada tornado”
Segundo ela, o monitoramento da região indica possibilidade de chuvas, mas sem prever ventos fortes. Pela manhã a maior velocidade do vento registrada em Cascavel foi de 36 km por hora, velocidade considerada moderada.
Fonte: CGN