A maior festa típica do Oeste do Paraná, a Deutsches Fest de Missal, chega a sua 19ª edição neste ano de 2020. O evento está programado para os dias 17, 18 e 19 e abril e ocorre no Centro de Eventos de Missal. A Abertura do evento, no dia 17, tem o Desfile de Carros Alegóricos, organizado pela Comissão Central, mas protagonizado pelos grupos que participam da Festa. Neste ano, novamente foram confirmados os 15 grupos, que são carinhosamente chamados de Blocos.
Por contribuírem com o desfile de Carros Alegóricos, cujo tema estabelecido foi “Família: é onde nossa história começa”, os grupos tem valores diferenciados na compra dos ingressos para sábado, dia 18 de abril, e descontos na compra dos barris de chopp. “Essa foi a forma que a comissão organizadora do evento, nos anos anteriores, encontrou de auxiliar os grupos, para que eles nos auxiliem na divulgação do evento, bem como no desfile com os carros alegóricos”, explica o coordenador Geral, Rudi Scherer Paetzold. Além disso, os grupos tem a bonificação de chopp para o desfile conforme o número de integrantes.
Os grupos devem seguir algumas regras no desfile, bem como para poder participar. São permitidos no mínimo 50 e no máximo 200 integrantes em cada grupo. Neste ano, a comissão estabeleceu alguns critérios em relação aos carros de som, e em breve haverá uma reunião para tratar dessas questões mais específicas do desfile e da ordem do mesmo. Os grupos estão responsáveis por parte da decoração da avenida e se comprometeram a participar, além do baile, dos concursos de Chopp em Metro e Jogo do Barril.
Sobre as questões culturais, os grupos devem ter pelo menos 30% dos participantes caracterizados conforme a cultura germânica, para tornar o desfile e a festa ainda mais atrativa nesse quesito. São cerca de 1500 integrantes nos 15 grupos que confirmaram novamente participação no evento. Alguns dos grupos ainda indicam nomes de candidatas a rainha e princesas e casal Fritz e Frida.
Na noite de quarta-feira, 19 de fevereiro, foram confirmados os participantes, foram discutidos diversos assuntos, entre eles a premiação do concurso dos carros alegóricos. Para o 1º lugar, o prêmio é R$500,00, ao 2º lugar o prêmio é de R$300,00 e para o 3º lugar, são R$200,00, portanto, R$1.000,00 em premiação. A partir do dia 03 de março, estarão disponíveis para venda, os ingressos e as reservas de barril de chopp.
Fonte: Assessoria