Três pessoas com idade entre 30 e 39 anos chegaram em Cascavel, no dia 25/02, terça-feira, com histórico de trânsito pela Malásia, Bangkok, Suíça e Itália (Milão).
Três pessoas com idade entre 30 e 39 anos chegaram em Cascavel, no dia 25/02, terça-feira, com histórico de trânsito pela Malásia, Bangkok, Suíça e Itália (Milão).
Na noite do dia 26/02, uma das pessoas, 39 anos, iniciou com quadro de dor de garganta.
No dia 27/02, apresentou febre (37,8°), sensação de estado gripal e dor de garganta, segundo descrição da mesma.
Entrou em contato telefônico com a Secretaria de Saúde que orientou o isolamento domiciliar e as medidas preventivas necessárias. No dia 28/02 foi realizada a consulta médica e a coleta de secreção naso e orofaringe para encaminhamento ao LACEN em Curitiba para análise.
O caso está sendo monitorado permanentemente pela equipe da Vigilância Epidemiológica e pelo COE, e as pessoas envolvidas estão todas orientadas.
A paciente foi encaminhada novamente para isolamento domiciliar e apresenta ótimo estado de saúde com pico febril isolado. Novas medidas serão adotadas apenas após o resultado dos exames.
Situação dos casos: Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, indicam quem 80% dos casos que apresentam sintomas parecidos com o da gripe comum. Crianças não são, até o momento, as principais vítimas da COVID-19. Idosos com doenças crônicas, porém, são os mais afetados. No Brasil, existe apenas 01 (um) caso confirmado da doença, no estado de São Paulo.
Quais são os sintomas: Febre, cansaço, tosse seca, dores, congestão nasal, corrimento nasal e diarreia.
Como se proteger: Lave as mãos com álcool gel 70% ou água e sabão, e cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar.
Quando procurar um médico: Caso apresente sintomas ou, mesmo sem apresenta-los, se esteve em contato com alguém que esteve há menos de 14 dias nos países: China, Alemanha, Austrália, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Camboja, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Japão, Tailândia, Vietnã e Singapura (atualizado até 28/02/2020).
Fonte: CGN