Por intermédio do decreto nº 5353 de 30 de março de 2020, o município de Missal instituiu, temporariamente, o comitê de Crise, haja vista a pandemia de Covid-19. O Comitê tem por finalidade mobilizar e coordenar as atividades dos órgãos públicos municipais quanto às medidas a serem adotadas na minimização dos impactos decorrentes dessa infecção de escala mundial.
Será composto por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, que vai coordenar os trabalhos, Setor de Epidemiologia, Secretaria Municipal de Assistência Social, Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Associação Comercial do Município, Defesa Civil e Câmara de Vereadores de Missal.
Cada órgão ou entidade deverá indicar ao Comitê de Crise, por meio de comunicado formal, o nome e contato do seu representante titular e de um suplente, no máximo em 24 (vinte e quatro) horas após a publicação do decreto. A coordenação do Comitê de Crise, de acordo com a necessidade, poderá convocar os representantes demandando medidas específicas de acordo com a competência de cada um dos órgãos ou entidades.
A criação do referido Comitê se deve a vários fatores já conhecidos, como a situação da pandemia, a adoção de medidas para conter os avanços do novo Coronavírus, decretos estadual, municipal e considerando ainda, os problemas decorrentes do desemprego e da vulnerabilidade econômica e social da população.
Fonte: Assessoria