Na manhã desta segunda-feira, 27 de abril, o Comitê de Crise de Missal, instituído para tratar sobre as ações de combate a Covid-19 no município, se reuniu novamente para avaliar as ações já adotadas, bem como traçar novas estratégias para a abertura gradativa das atividades econômicas, sem afetar o enfrentamento ao novo Coronavírus.
Graças as ações adotadas até o momento, o município de Missal ainda não tem casos confirmados da doença e os 03 casos suspeitos que surgiram foram descartados via exames realizados no Lacen (Laboratório Central do Estado). O município é considerado de baixo risco, ou seja, com incidência municipal 50% abaixo na incidência nacional, por um milhão de Habitantes.
Deliberações
As Feiras Livres, como a que o Centro de Comercialização do Pequeno Produtor de Missal realiza toda quarta-feira, estão autorizadas, desde que sigam as orientações de distanciamento social, observem as normas de higienização e cobrem o uso de máscaras, tanto para feirantes como para os frequentadores.
Aos restaurantes, onde só poderiam servir a la carte, está autorizado o Self Service, ou seja, os Buffets. Porém, há normas de distanciamento na fila, até por que a permissão continua sendo de 50% da capacidade, é obrigatório o uso de máscara quando forem se servir, há normas de higienização que devem ser seguidas e na fila não são permitidas conversas.
O rodízio de Pizzas e Carnes também está autorizado aos restaurantes e lanchonetes sempre observando as normas de distanciamento e higienização. Aos bares, está permitido o consumo no local, com as normas de higienização e distanciamento observadas, porém, continuam proibidos os jogos de qualquer natureza nesses estabelecimentos.
Os cultos e missas estão autorizados, desde que com a capacidade reduzida em 50% conforme a área da igreja. Os fiéis devem usar máscara, obrigatoriamente, e os padres e pastores, juntamente com a equipe que auxilia, deve respeitar normas de higienização e distanciamento, como vem sendo orientado pela OMS, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.
Salões de Beleza, cabelereiros, Barbearia e Clínicas de Estética poderão atender crianças, menores de 12 anos, e pessoas com mais de 60 anos, em horários específicos. Das 8h as 10h da manhã e/ou das 13h as 15h, sempre observando as normas estabelecidas. Vendedores ambulantes de Missal estão autorizados a atuar no município, está vedada a autorização para ambulantes de fora.
Caminhadas e Corridas no Lago Municipal estão autorizadas, desde que as pessoas usem máscaras. Não estão permitidas aglomerações, da mesma forma que não está permitido o uso dos equipamentos da academia ao ar livre. O atracadouro para barcos na Anpemi, bem como a rampa da praia para embarcações, estará com o acesso autorizado aos adeptos da pescaria, seguindo as determinações.
Reuniões estão permitidas, desde que com o máximo de 10 pessoas, respeitando as normas de distanciamento e o uso de máscaras, ou, com a capacidade reduzida em 50% em espaços mais amplos. As quadras esportivas, no entanto, terão que apresentar um plano de contingência para poderem atuar. Essa deliberação deve ocorrer na próxima reunião ordinária, que será na segunda-feira, 04 de maio, as 16h30, na Câmara de Vereadores.
Fonte: Assessoria