Sabe aquela frase que se diz quando se tá sem assunto... “Será que chove?!”. Pois bem, nos últimos dias tem muita gente olhando para os céus esperando pela chuva, torcendo por ela, até rezando estão, creio eu! Não deixa de ser uma pergunta pertinente, principalmente aos agricultores, que se comemoraram uma boa safra de soja, já estão preocupados com a safra de milho, além de outros problemas como um aumento de custo de produção de alimentos básicos por parte de agricultores familiares.
Bom, o que o Climatempo apontou é que no feriado de 1º de Maio (sexta-feira), choveria pelo menos 8 mm. Não sei se choveu, mas eu não vi essa chuva, apenas alguns poucos pingos que nem ao menos amenizaram a poeira. Para os próximos dias, a previsão é mais de frio que chuva. A mínima neste sábado, dia 02 de maio, foi de 14° e máxima de 24°, sem previsão de chuva. Umidade variando entre 45% e 87%. Para domingo, dia 03, mínima de 08° e máxima de 25°, sem previsão de chuva.
Segunda-feira, dia 04 de maio, o Climatempo aponta para 15 mm de chuva com uma probabilidade de 90%. Temperatura entre 14° e 25°. Na terça-feira, dia 05 de maio, há uma previsão de 35 mm com 90% de probabilidade. A temperatura continua variando entre 15° e 21°. E pasmem, na quarta-feira, dia 06 de maio, a temperatura deve chegar a mínima de 6° com máxima de apenas 16°, sem previsão de chuva. E essa frente fria deve permanecer, segundo o que informa o Climatempo.
Já o Simepar, prevê para este sábado (02) uma precipitação acumulada de 0.6 mm com uma probabilidade de Ocorrência de Chuva de 95%. Umidade Relativa variando de 37% a 97% hoje, dia 02 de maio. Mínima de 15°, máxima de 30°. No domingo, 03 de maio, não tem previsão de chuva pelo Simepar, mínima de 11° e máxima de 30°, mesma previsão de segunda-feira, 04 de maio.
A previsão de chuva para o Simepar é terça-feira, 05 de maio, com precipitação acumulada de 9,6 mm e probabilidade de 95%. Mínima de 16°, máxima de 26°, ou seja, bem menos chuva que o próprio Climatempo. Para quarta-feira, 06 de maio, não tem previsão de chuva para o Simepar. Temperaturas mais baixas estão previstas a partir de quinta-feira e sexta-feira, , 07 e 08 de maio, respectivamente, mínima de 7° e máxima de 26°.
O Simepar só aponta para chuva mais volumosa na terça-feira, dia 12 de maio, mas não dá pra se empolgar, pois são somente 21,7 mm, sem dar muita perspectiva, pois, até lá, a previsão muda bastante. Enfim, as perspectivas para volume de chuva não são muito favoráveis. Olhar para o Céu, continuar torcendo e, para quem tem fé, rezar pra que haja chuvas, não somente para a agricultura, mas também para vazão dos rios.
Fonte: Rodrigo Jung