Um dos maiores rankings mundiais foi publicado nesta segunda-feira, dia 08. O World University Rankings (CWUR) divulgou os índices das maiores universidade do mundo na edição de 2020/2021. Para avaliar as instituições, o CWUR levou em consideração quatro indicadores: qualidade da educação, emprego de ex-alunos, qualidade do corpo docente e desempenho de pesquisa. A UTFPR aparece no ranking que avaliou 20 mil universidades de todo o mundo.
Entre as brasileiras, a Universidade aparece na 43ª posição e está no topo das 7,8% das melhores da lista mundial, ocupando a 1.554ª posição. No total, a pontuação da UTFPR foi de 67,5.
CWUR
O Center for World University Rankings (CWUR) presta consultoria em políticas, idéias estratégicas e serviços a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de pesquisa.
Desde 2012, a organização realiza a classificação acadêmica global. O ranking começou como um projeto em Jeddah, na Arábia Saudita, com o objetivo de classificar as 100 melhores universidades do mundo. Foi rapidamente divulgado em todo o mundo pelas universidades e pela mídia e muitos pedidos foram recebidos para expandi-lo. Em 2019, o ranking foi expandido para listar as 2000 melhores entre as vinte mil universidades em todo o mundo, tornando-se o maior ranking acadêmico das universidades globais.
Metodologia
Os quatro indicadores são avaliados da seguinte forma: 1) qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos de uma universidade que ganharam grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade (25%); 2) emprego de ex-alunos, medido pelo número de ex-alunos de uma universidade que ocuparam cargos executivos de alto escalão nas maiores empresas do mundo em relação ao tamanho da universidade (25%); 3) qualidade do corpo docente, medida pelo número de docentes que ganharam grandes distinções acadêmicas (10%); 4) desempenho da pesquisa: i) produção da pesquisa, medida pelo número total de artigos de pesquisa (10%), ii) publicações de alta qualidade, medidas pelo número de artigos de pesquisa que aparecem em revistas de alto nível (10%), iii) Influência, medida pelo número de artigos de pesquisa que aparecem em revistas altamente influentes (10%), iv) Citações, medidos pelo número de artigos de pesquisa altamente citados (10%).
Fonte: UTFPR