O governo de Donald Trump propôs nesta quinta-feira (2) enfraquecer as normas ambientais impostas para veículos nos Estados Unidos durante a administração de Barack Obama. As regras atuais exigem carros mais eficientes no consumo de combustível e menos poluentes.
As agências americanas de Proteção Ambiental (EPA) e de Segurança Rodoviária (NHTSA) mostraram um novo plano com regras menos rígidas para os próximos anos.
Além disso, a administração Trump quer impedir que cada estado tenha autoridade para definir seus próprios padrões. A alteração ainda passará por consulta pública.
As regras definidas na época da presidência de Obama previam aumentos graduais da autonomia dos veículos até 2026 para alcançar uma média de 23 km/l consumidos de combustível.
Com a nova proposta, a média geral seria congelada a partir de 2020 até 2026. O argumento era salvar cerca de 40 mil vidas ao ano com a redução da poluição, segundo o próprio site da EPA.
No entanto, de acordo com o novo governo, as metas deixariam os carros US$ 2,3 mil mais caros em média, o que desestimularia a compra de novos modelos, fazendo com que carros antigos e mais poluentes rodassem por mais anos.
A agência de segurança viária (NHTSA) afirmou que a mudança reduzirá as mortes nas estradas em cerca de 1 mil por ano, simplesmente por "reduzir as barreiras que impedem consumidores de ter carros mais novos, seguros, limpos e eficientes".
A Califórnia e outros estados já se anteciparam à nova proposta e entraram com um pedido na Justiça contra o afrouxamento das exigências.
Fonte: G1