Eles fizeram o caminho inverso da maioria dos jovens missalenses que buscam oportunidades nas cidades maiores.
A redação visitou o município de Missal onde piscicultura esta ganhando mais espaço. Só uma propriedade é responsável pela produção de mais de 100 toneladas de peixes por ano.
O trabalho é liderado pelo casal, Rafael Cristiano Reinehr e Thais Fernanda Hilgert. Eles fizeram o caminho inverso da maioria dos jovens missalenses que buscam oportunidades nas cidades maiores.
A propriedade conta com dois tanques com capacidade para 90 mil peixes por lote. A espécie escolhida foi a Tilápia. Todos os anos saem para os frigoríficos da região dois lotes, totalizando 180 mil peixes, correspondendo a quase 130 toneladas. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Estimulo a Produção de Peixes.
O Paraná é o maior produtor do Brasil. Só no ano passado o estado produziu mais de 150 mil toneladas de peixes, segundo o levantamento feito pela Associação Brasileira de Piscicultura. Resultado conquistado graças à melhora das técnicas de trabalho. A Região Oeste é o maior polo de criação de peixes no Estado, representando 69% de toda a produção.
Os missalenses Rafael e Thais terão muitos desafios pela frente, mas, a decisão de trocar a cidade pelo campo vai além de um modo de vida.
Fonte: Costa Oeste News