Como forma de alertar a população sobre o aumento de casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes em Santa Helena, a secretaria de Assistência Social efetuou o plantio de 94 flores em locais estratégicos do Município, inclusive nos distritos.
A ação foi idealizada pelo Creas - Centro de Referência Especializado em Assistência Social e busca chamar a atenção das famílias neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
O Maio Laranja deste ano tem como lema "Faça Bonito" que alerta sobre o perigo do esquecimento deste assunto, associando a omissão de nós enquanto sociedade ao ato de não efetuar as denúncias.
Conforme a organizadora do ato de hoje, Helena Filipiak, o plantio de 94 flores simboliza as 94 vítimas de abuso e exploração sexual atendidas pelo Creas de março de 2018 até o presente momento: "Hoje é um marco sobre a discussão deste assunto e o que a rede de proteção pretende é conscientizar que é dever e obrigação de todos nós proteger as nossas crianças," destaca.
Em havendo situações que evidenciem o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, é necessário efetuar a denúncia para o Disque 100, a ligação é gratuita e a partir daí, as autoridades tomarão as devidas providências. Outro canal que também pode ser utilizado é o Conselho Tutelar, através do 3268-1085.
"É importante que os pais ou familiares acreditem no depoimento das crianças e adolescentes pois o abuso é um crime obscuro e de difícil identificação," pontua a coordenadora do Creas.
As flores estão instaladas na Praça Santos Dumont, na cidade, canteiro central de Sub-Sede, trevo de São Clemente e Lago Municipal de São Roque
Fonte: Assessoria