Secretários de Saúde da Região discutem repactuações, preocupação com a dengue, vacinação, revisão de contratos entre outros assuntos
Os secretários municipais de Saúde dos 09 municípios pertencentes a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu estiveram reunidos na terça-feira, 05 de abril, durante todo o dia para tratar sobre diversos assuntos relevantes. Entre eles a discussão quanto as repactuações que já vinham sendo encabeçadas por Foz, visto a apresentação da nova secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, que assumiu a função deixada por Rosa Jeronymo.
As repactuações dizem respeito aos exames e consultas especializadas, onde os municípios solicitam os reajustes de repasses para garantir o atendimento de todos no Centro de Especialidades Médicas (CEM) em Foz do Iguaçu. E ainda foi trabalhada a possibilidade da criação de uma tabela de valores hospitalares para cirurgias eletivas na região.
Repasses da 9ª Regional
Os secretários receberam informações sobre o andamento das campanhas de vacinação. Além da vacina contra a Covid-19, há campanha de vacinação contra a gripe, contra o Sarampo entre outras vacinas de rotina. Na ocasião também foram apresentadas questões sobre a Conferência Regional de Saúde Mental, transferida para os dias 27 e 28 de junho em Curitiba.
Outro ponto importante é o plano de apoio a Saúde Bucal, com apresentação de ações. Em Missal há a previsão da retomada da escovação nas escolas neste período, digamos, de quase pós-pandemia. A Regional de Saúde de Foz está passando por ajustes internos e mudanças de coordenadores. Na ocasião foram apresentadas algumas capacitações previstas.
Dengue
A situação da dengue na região vem se tornando cada dia mais preocupante. Houve o repasse dos números, fazendo um panorama, com o apontamento de maior incidência e maior preocupação em Matelândia e Medianeira, inclusive, com o registro de 05 óbitos pela doença ocorridos nestas duas cidades.
Cirurgias Bariátricas
Os secretários discutiram ainda sobre a disponibilização de cirurgias bariátricas via SUS. As que precisam ser realizadas na regional de Foz, devem ocorrer em Cascavel, com a disponibilização de 08 vagas por mês para a toda a Regional.
Comitê de Urgência
Foi apresentada, ainda, a proposta de criação do Comitê de Urgência Regional, o que deve ocorrer a partir do próximo mês (maio) e deverá envolver profissionais que atuam na urgência e Emergência, o que vai facilitar o acesso à regulação das bases do SAMU.
Programa Opera Paraná
Houve o diagnóstico de que não há hospitais na região credenciados para o Programa Estadual denominado Opera Paraná. Com base nisso, será montada uma comissão com membros da 9ª Regional de Saúde e da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu.
O objetivo é dialogar com os hospitais, a princípio de Foz do Iguaçu, mas com possibilidade de estender à região, para avaliar o interesse dos mesmos quanto a gestão de cirurgias eletivas por meio do programa.
Outros assuntos
Houve ainda a discussão das AIH’s (Autorizações de Internação Hospitalar). Missal apresentou o pedido de 03 destas autorizações, que estavam em Nova Aurora, para que sejam realizadas em hospital do município. Na ocasião foram iniciadas as revisões e estudos dos contratos hospitalares do Estado.
Fonte: Assessoria