O município de Itaipulândia está em alerta de epidemia de Dengue. Essa confirmação se dá pelos números levantados pela Vigilância em Saúde.
No ano epidemiológico, o município conta com 232 notificações da doença, dessas notificações 70 casos são positivos para dengue, 42 estão em investigação. O ano epidemiológico iniciou-se 01 de agosto de 2021 e vai até 31 de julho de 2022.
Diante dessa situação, com o grande aumento de casos que vem se confirmando, a preocupação é o alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue em circulação no município, sendo que os criadouros são encontrados em várias residências e isso vem se confirmando com a realização da mobilização contra a dengue, um trabalho da Secretaria de Saúde com a Vigilância Epidemiológica e parceria com as outras Secretarias.
O alto índice de infestação em Itaipulândia já foi confirmado com a realização do (LIRAA) levantamento de índice rápido para o Aeds Aegypti, o mesmo ficou em 2,1% de índice de infestação predial (IIP) sendo que preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1,0%.
Conforme informou a Vigilância em Saúde, é importante que a população faça sua parte realizando a vistoria e limpeza em seus quintais no dia a dia, eliminando objetos que possa acumular água, como garrafas, latinhas, latas, baldes, plásticos, pneus e outros. Pede-se também para quem coleta água das chuvas, fazer a vistoria em ralos calhas, tampe bem as cisternas utilizando sombrite e manter a tampa sempre bem colocada.
Quanto aos pacientes positivos, o município teve dois pacientes hospitalizados, sendo um com Dengue Grave e que foi transferido para Foz do Iguaçu e o outro com sinais de alarme.
Dengue mata. Não seja você a próxima vítima.
Fonte: Assessoria