O Conseleite-PR iniciou no dia 6 de abril uma rodada de seminários pelo Paraná para apresentar a metodologia adotada para o levantamento mensal que resulta na divulgação do valor de referência para o leite. Os encontros estão sendo organizados conforme a demanda dos representantes do Conselho nos municípios.
Em Missal o seminário será no próximo dia 10 (próxima terça-feira), com início às 9 horas (término às 12h), no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores (Rua Marechal Floriano Peixoto, 50), e é aberto a todos os produtores de Missal e municípios vizinhos. Link para inscrição: https://forms.gle/g5ubq3YAhU2r2ArC9
Em cada local, haverá a presença de representantes das agroindústrias, dos produtores rurais e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desenvolveu a metodologia de cálculos. Mensalmente, são coletados dados junto a diversas instituições públicas e privadas para chegar aos números que compõem o valor de referência para o leite. Nos seminários, são detalhadas as etapas e como funciona o método, com oportunidade aos participantes de tirarem suas dúvidas.
O presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAEP, Ronei Volpi, lembra que os eventos ocorrerão conforme demanda dos municípios. “Não se trata de um evento imposto. A rodada de seminários é por demanda do próprio setor produtivo”, destaca o dirigente. “O Conseleite, em seus quase 20 anos de história, sempre teve a transparência como sua marca. É natural que ao longo do tempo seja necessário reforçar questões de metodologia e funcionamento da entidade”, complementa.
Conseleite
O Conseleite-Paraná foi criado em 29 de outubro de 2002 e é classificado, desde sua ata de fundação, como associação civil, com estatuto e regulamentos próprios. Compõem a instituição representantes de produtores rurais de leite (FAEP) e de indústrias (Sindileite-PR) de laticínios que processam a matéria-prima (leite). Fazem parte do conselho o mesmo número de representantes de ambos os lados, fazendo dele uma organização paritária.
O objetivo do Conseleite-PR é estabelecer relações justas entre produtores rurais e indústrias, reduzindo conflitos que se estabeleceram entre as partes com a desregulamentação do setor na década de 1990. As alternativas encontradas em debates transparentes e democráticos têm contribuído de forma significativa para favorecer o desenvolvimento sustentável tanto na produção de leite como de seus derivados, além de promover melhorias contínuas de qualidade na cadeia produtiva como um todo. (Da Redação com Antonio Senkovski / Faep)
Manejo e ordenha
Está em andamento o curso de manejo e ordenha em Missal, um treinamento rápido e prático em bovinocultura leiteira, 100% atualizado e alinhado com as instruções normativas vigentes, para auxiliar o produtor no ingresso das boas práticas agropecuárias. Formatado para reproduzir as principais ações dos manejos sanitários, nutricional, reprodutivo e também das práticas de ordenha, esse treinamento tem um grande diferencial: com o certificado do treinamento “Manejo e Ordenha”, o participante conquista o pré-requisito necessário para a participação nos cursos de inseminação artificial promovidos pelo Senar-PR.
O curso, que tem 11 participantes, iniciou dia 27 de abril, e tem duração de três dias: 27/04, 4 e 11 de maio
A promoção do curso é do Sindicato Rural de Medianeira juntamente com a Aplemmis - Associação de Produtores de Leite de Medianeira, Missal, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu.
Fonte: Portal Missal