Acimi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Primeira neve de 2022 é registrada em cidades de SC

Postada em: 17/05/2022 Atualizada em: 17/05/2022 11:59:10 Número de visualizações 1688 visualizações
LinkedIn whatsapp
Primeira neve de 2022 é registrada em cidades de SC

Um dos registros foi feito no Morro das Antenas, em Urupema, e confirmado pela Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado.


A primeira neve de 2022 em Santa Catarina foi registrada nesta terça-feira (17). Um dos primeiros registros foi feito no Morro das Antenas, em Urupema, e confirmado pela Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado (veja as imagens abaixo). Urubici e Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, também registraram o fenômeno no início da manhã.


Conforme o instituto, as temperaturas baixas, entre -1°C e 5°C, aliadas ao tempo úmido trazem a condição para que a neve ocorra. Em Bom Jardim da Serra, a mínima chegou a -2,4ºC (veja as menores temperaturas mais abaixo).

A tendência é que os registros de neve aumentem ao longo do dia, segundo Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram.

Urupema, na Serra catarinense, registra neve nesta terça-feira (17) — Foto: Tiago Ghizoni/NSC

"A condição de neve para hoje não é somente para o Planalto Sul. Tem condição também o Meio Oeste e o Oeste catarinense, porque as temperaturas realmente estão bem baixas. Tem umidade, tem tudo disponível para aconteça o fenômeno. Então, é bastante propício", comenta.

Santa Catarina também registrou a primeira chuva congelada de 2022 entre a noite de segunda-feira (16) e madrugada desta terça. O fenômeno ocorreu em São Joaquim, na Serra catarinense, e foi confirmado pelo técnico em Meteorologia da NSC, Douglas Márcio. Já em Urupema, hoUve formação de sincelo.


Neve em Santa Catarina nesta terça-feira (17) — Foto: Tiago Ghizoni/NSC


Menores temperaturas, atualizadas até as 6h30:

Bom Jardim da Serra: -2,4ºC

São Joaquim: -0,12ºC

Urupema: 1,38ºC

Tangará: 2,81ºC


Previsão do tempo

Uma massa de ar frio de origem avança da Argentina para o Sul do Brasil e derruba as temperaturas. A Defesa Civil catarinenses afirmou que esta primeira onda de frio de 2022 deve durar até a noite da próxima segunda (23).

Sincelo se forma sobre a vegetação em Urupema, na Serra catarinense — Foto: Tiago Ghizoni/NSC

Por Caroline Borges, Joana Caldas e Sofia Mayer, g1 SC e NSC TV /  Fotos: Tiago Ghizoni/NSC

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp