Em entrevista exclusiva, a secretária Luciane da mais detalhes sobre esse processo de inscrição e garante que esse programa deve contribuir para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas.
O Castrapet Paraná estará com a castração de cães e gatos de Itaipulândia. Os recursos investidos são do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares, como do Deputado Estadual Hussein Bakri, por meio do programa Paraná Cidades. As cirurgias são gratuitas para a população e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório e orientações para o bem-estar animal.
O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, ressalta que a saúde animal é uma preocupação do Governo do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornam um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras”, disse.
PROGRAMA – As cirurgias são realizadas por equipes de veterinários que percorrem o Estado para atender a população de baixa renda, protetores e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), conforme critérios estabelecidos pelas prefeituras, mediante cadastro de inscrição. As inscrições para participar do Castrapet e garantir os benefícios das esterilizações são viabilizadas pelas prefeituras municipais atendidas.
Segundo a secretária de Meio Ambiente do município de Itaipulândia, Luciane Paulino Pereira, esse programa deve contribuir para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Essa verba veio para o município através do Deputado no valor de R$ 25.000,00.
Mais informações, em breve, nas redes sociais do Município ou com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (45) 3559-8029.
Fonte: Assessoria/Costa Oeste News