Os alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal Rural Epitácio Pessoa em Linha Jacutinga participaram, juntamente com o professor Volmir Spanholi, de uma Oficina sobre Horta Comunitária. Além dos conceitos da horta, informações importantes sobre compostagem foram repassadas aos alunos.
Da mesma forma que a cisterna, outra oficina realizada em Jacutinga, a Horta pode ser produzida em casa. A prática da compostagem também pode ser muito benéfica para maior qualidade dos itens plantados na horta, sejam, verduras, legumes ou mesmo flores, que tem seu papel junto ao cultivo.
A técnica do CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia), Daiana Pauletti, conduziu os trabalhos tirando dúvidas dos alunos, que botaram a mão da terra e conheceram os substratos necessários, bem como a importância da utilização do calcário para que as hortaliças sejam de qualidade, tudo na medida exata.
O Prefeito de Missal, Adilto Luis Ferrari esteve na Oficina, que conta com o apoio da Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. “Este trabalho faz parte da Educação Ambiental que é muito importante para a sustentabilidade do nosso município”, destaca.
Quem também contribuiu com informações relevantes aos alunos e coordenou junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi a tecnóloga ambiental, Pâmela Gallas Buche, a Chefe de Divisão de Aterro Sanitário, Lixo Orgânico e Reciclados, Thaíse Silvani e a Estagiária Elisa Rafler. O Valor investido foi de R$1.635,40 visto que a Escola já possuía o canteiro.
Fonte: Assessoria