O Parque Nacional do Iguaçu, no extremo Oeste do Paraná, tem um novo morador. Um filhote de onça-pintada foi flagrado junto com a mãe por câmeras de monitoramento do Projeto Onças do Iguaçu, que atua na conservação da espécie e a manutenção da biodiversidade.
A localização dos animais não é divulgada por questões de segurança. O recém-nascido tem idade estimada entre dois e três meses de idade. A equipe ainda não identificou o sexo. Ele é filhote da onça Indira.
O primeiro registro do recém-nascido foi feito no mês passado. Agora, ele foi flagrado seguindo a mãe, em uma trilha do Parque Nacional.
A onça Indira é monitorada desde 2018. Em 2020, ela foi registrada com outro filhote, o Aritana. O animal não é visto desde junho e o Projeto teme que ele tenha sido abatido por caçadores. No ano passado, os dois atacaram o recinto de flamingos, no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. O ataque foi feito enquanto a mãe ensinava o filhote a caçar.
Os filhotes ficam com a mãe até cerca de dois anos de idade. Depois disso, eles se separam e cada um estabelece um território próprio.
Fonte: Paraná Portal