MEMÓRIA JORNAL PORTAL
Esta reportagem foi publicada no dia 5 de agosto de 2015, na página 6 da edição número 268 do Jornal Portal Missal. Voltamos neste mês de novembro de 2022 a propriedade para ‘uma atualização’.
A propriedade de Luiz e Maria Flach, em Linha Caçador, interior de Missal, foi a primeira a ter certificação de produção orgânica no município e continua sendo a única a possuir essa certificação. Na propriedade de aproximadamente 17 hectares, há produção de uma variedade muito grande de frutas, hortaliças, bem como gado de leite e pastagem, e é a partir dessa produção que vem o sustento da família.
A proposta de realizar pesquisas em propriedades com produção orgânica é também para incentivar que mais produtores orgânicos sejam certificados, tendo em vista que no município de Missal existem muitos produtores orgânicos, mas que não possuem a certificação. No entanto, isso não impede que sejam realizadas pesquisas, mas a certificação dá mais visibilidade ao produtor.
Produção orgânica
Atualmente o casal Luiz e Maria trabalha durante a semana na propriedade com o cultivo de frutas e gado leiteiro e contam com o auxílio do filho que é professor, mas que nos finais de semana visita a propriedade. O casal reside a 39 anos no local e faz 20 anos que eliminaram totalmente a produção com agrotóxicos. “Antigamente nós também plantamos com agrotóxicos, mas meu marido ficou doente e a partir daí optamos pela produção orgânica que é muito mais saudável e os alimentos são mais saborosos. Melhorou a qualidade de vida”, comemora dona Maria.
A produção é totalmente orgânica e para consumo próprio. Alguns produtos são comercializados na Feira do Pequeno Produtor de Missal e em cooperativas da região. Seu Luiz garante que a procura por produtos orgânicos é muito grande. “A venda é muito boa, onde sabem que é produto orgânico vende tudo”.
Pesquisa
Por ser uma propriedade referência na produção orgânica, o casal foi procurado nesse ano para, em parceria com o poder público municipal, CAPA (Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor), Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), desenvolver algumas pesquisas com plantas de cobertura e adubação verde para potencializar a produção de foragem para alimentação animal na propriedade e também com algumas culturas adubadeiras, que possam fertilizar as áreas de pastagem, as áreas de pomar ou outras áreas produtivas que a família tem.
O agricultor disse que aceitou realizar a pesquisa na propriedade a fim de identificar qual a melhor cultura se adapta a realidade do local.
O assessor técnico do CAPA, Luiz Carlos Hartmann conta que são cinco variedades de aveia que estão sendo pesquisadas na propriedade. “Cada variedade dessas tem um potencial produtivo e uma característica diferente”, observa. “Na propriedade do Luiz Flach já estamos identificando que a variedade de aveia Esmeralda é a que tem melhor potencial produtivo”, destaca.
O objetivo é que essa prática, de pesquisas, seja contínua e que para o próximo ano agregue mais agricultores fazendo esse trabalho, tendo em vista a importância do produtor se adequar técnica e tecnologicamente de modo que aumente a produção e renda. Nesse ano o trabalho está sendo desenvolvido somente na propriedade de Luiz Flach. “Quem sabe nos próximos anos conseguimos ampliar o número de pesquisas e as variedades pesquisadas como plantas de verão, com variedade de sementes de milho, de outras culturas que sejam de interesse dos produtores”, propõe.
Hoje
Voltamos a propriedade de Luiz e Maria mais de 7 anos depois e a ela continua com produção orgânica, com destaque para as frutíferas – vale lembrar que outras propriedades iniciaram a produção orgânica em diferentes setores, porém atualmente a propriedade de Luiz é a única com certificação orgânica do Município de Missal. “Continuamos recebendo visitas de produtores da região através do IDR (antiga Emater), é exemplo para produtores orgânicos e para os que pretendem entrar na atividade”, informa Luiz.
Atualmente é destaque a produção de frutíferas, como ameixas, laranjas, peras, caqui, uva – são mais de 10 variedades, sendo que laranjeiras e ameixeiras, já tem mais de 12 anos no pomar, que continua consorciado com gramíneas.
Luiz também é especialista em enxertos. “Neste ano fiz mais de mil enxertos aqui na propriedade e em propriedades da região, sendo de, por exemplo, videiras, cítricas, entre outras”, conclui.
A propriedade continua recebendo a visita de alunos de todas as idades de escolas de Missal e municípios vizinhos, alunos de universidades e produtores rurais, além de pessoas simplesmente interessadas em conhecer a propriedade.
A alunos do curso JAA
Um exemplo de visitas de alunos aconteceu no final do mês de novembro, alunos do curso JAA - Jovem Agricultor Aprendiz, do Senar-PR, sendo que o curso é um incentivo aos jovens para que permaneçam no campo desenvolvendo outras atividades e não as grandes culturas.
“A visita a propriedade de Luiz Flach é por ser a única do município de Missal certificada como orgânica, e pela diversidade de produção, como olericultura, horticultura, fazendo um processo de aproveitamento de toda área”, explica Josiane Cardoso Antunes, instrutora do Senar-PR.
Fonte: Portal Missal