A Secretaria Municipal de Saúde de Missal confirmou nesta sexta-feira, 03 de março, o primeiro caso de Chikungunya, que segundo apurado pelos responsáveis do setor se trata de um caso importado, uma criança de 10 anos de idade que esteve fora do município.
A equipe de endemias divulgou um mapa que aponta o local de maior risco de contrair a doença. A população deve redobrar os cuidados eliminando todos tipos de materiais que possam acumular água. Isso evita o nascimento do mosquito transmissor.
Vale lembrar ainda que é de suma importância fazer uso de repelente, evitando que os mosquitos transmitam a doença adiante. Chikungunya é uma doença febril cuja característica clínica mais importante e debilitante é a artralgia, caracterizada por dor ou incômodo em uma ou mais articulações.
Os principais sintomas são: febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas, dores pelo corpo, erupções avermelhadas na pele, dor de cabeça, náuseas e vômitos, dor retro ocular (atrás dos olhos), dor de garganta, calafrios, diarreia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças).
A Chikungunya pode deixar os indivíduos incapacitados total ou parcialmente, por meses ou anos, em razão de dores articulares crônicas.
Fonte: Assessoria