Desafios de estar à frente da maior festa típica do oeste do Paraná
O desafio é muito grande, visto que é um evento que a região toda aguarda. A cada ano que passa o evento cresce e com isso aumenta a responsabilidade. Mas, sem dúvidas, se não houvesse uma grande equipe para a realização dos trabalhos, não seria possível atender bem a todos. Os desafios iniciam desde a contração das bandas até os mínimos detalhes, para que tudo ocorra de forma perfeita. Sabemos que num universo de mais de 20 mil pessoas nem tudo pode ser tão perfeito, mas trabalhamos para que as pessoas que venham para Missal se sintam bem e que tenham o desejo de voltar para o evento no próximo ano. Costumo dizer que a Deutsches Fest não é somente uma festa, é muito maior que isso, é o envolvimento de toda uma comunidade e porque não dizer, o envolvimento de toda uma cidade.
Duas décadas de festa, qual a importância
A Deutsches Fest em Missal chegou nesta condição devido ao empenho da população, devido ao fato de todos abraçarem com carinho o evento, que preza por manter viva a tradição, a cultura, os costumes e mostrar tudo isso para as mais variadas etnias. O cuidado com os detalhes fez tornar possível chegar a esta marca. A Deutsches (fest) só foi interrompida pela pandemia. Fora estes 02 anos sem a festa, desde 2002, todos os anos ocorreu o evento sempre com êxito. Além disso, a Deutsches Fest é marca registrada de Missal, leva o nome do município para todo o Brasil, se tornando conhecida pela alegria e pela diversidade de atrativos. Obviamente ainda temos muito a melhorar e temos condições de torna-la ainda maior, mas isso ocorre passo a passo, subindo um degrau de cada vez.
Desfile dos blocos no sábado
Na 19ª edição o tempo não permitiu a realização do desfile na sexta-feira. Um temporal atingiu toda a região e o risco disto ocorrer durante o desfile fez com que ele fosse transferido para o sábado. Costumo dizer que foi o errado que deu certo. Errado porque precisou ser transferido por condições do Clima. Certo porque identificamos que o desfile no sábado, permite maior participação da região. A maioria das pessoas para de trabalhar as 18h e com uma hora de intervalo até o início do desfile as 19h acabava impedindo que as pessoas da região participassem, ficando restrito à população de Missal. Já no sábado, com mais tempo para se organizar, é possível vir assistir ao desfile na Avenida, levar a família para o Jantar Típico, ou mesmo para a Praça de Alimentação apreciar os lanches e ainda permite, a quem desejar, participar do baile que segue até as 5h da manhã. Enfim, é mais uma experiência para melhorar ainda mais o evento para todos.
Prato típico
O Prato típico é apreciado pelos mais exigentes paladares. A opção do Buffet permite saborear o marreco recheado e o joelho de porco (Eisbein). Além disso, há vários acompanhamentos que deixam o prato ainda mais delicioso. O bom é que temos 03 opções de horários. Na sexta-feira e no sábado a partir das 19h e no Domingo ao meio dia. Na Sexta-feira, dia 14, o Coral Municipal se apresenta para o público. Neste ano, a equipe que está preparando o Prato Típico está prometendo novidades que devem impressionar os participantes, apreciadores de uma boa culinária típica.
Mudança do chopp
Como comentei no início, os desafios são muitos. O Chopp é um dos nossos carros-chefes. Além da mudança de marca, mudamos o formato. Antes a organização do evento ficava responsável pelo chopp e contratava a empresa responsável pela distribuição. Nesta edição, no entanto, o espaço das bebidas foi terceirizado, ficando sob a total responsabilidade da empresa fornecedora. Outro fator importante, que a Smoke Beer é uma empresa de Missal, que gera empregos e renda no município e tem a representação do Chopp Stell junto com o Casarão Bebidas de São Miguel do Iguaçu. Temos absoluta certeza de que estas pessoas, que conhecem o município, conhecem a festa e o seu tamanho, irão atender bem a população e os participantes da Deutsches. O contato dos participantes com os responsáveis pelo Chopp ficou mais próximo e isso é muito importante para o bom andamento da Deutsches Fest. Além disso, temos em Missal a primeira agroindústria familiar de produção de Chopp, a Agrobeer. E eles também não poderiam ficar de fora do evento. Vão disponibilizar os sabores especiais de chopp artesanal durante a 20ª edição, numa parceria com a Smoke Beer/Casarão Bebidas, representantes do Chopp Stell.
As expectativas que envolvem a festa
São as melhores possíveis. Vemos a movimentação das entidades, dos grupos, dos empresários, das pessoas da região que se preparam para a Maior Festa Típica do Oeste do Paraná. Estamos trabalhando para atender bem a todos, minimizar filas, resolver questões que avaliamos necessárias em comparação com a edição passada, entre outros fatores. E a nossa grande expectativa é atender às expectativas da população que participa. Sintam-se convidados para a 20ª Deutsches Fest, nos dias 14, 15 e 16 de abril. Teremos novidades, mas a essência da festa sempre é mantida e fazemos isso pensando sempre no melhor.
Fonte: Portal Missal