Uma grande conquista para o município de Missal foi a base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência). A inauguração ocorreu no dia 27 de abril de 2012 ainda no primeiro mandato do prefeito Ferrari. São mais de 11 anos de atendimento em Missal, salvando vidas e sempre buscando aperfeiçoamento para melhorar ainda mais o atendimento à população que necessita.
O município de Missal possuía uma ambulância a disposição desde outubro de 2010 com atendimentos. Quando inaugurou atendia os municípios de Missal e Itaipulândia, a disposição 24 horas por dia. Aos poucos a base de Missal foi sendo incrementada, os profissionais passaram por diversas capacitações, a fim de dar mais agilidade e garantir um atendimento sempre de mais qualidade.
No Paraná, a primeira base regional a ser inaugurada foi em Apucarana, depois em Londrina e em Foz do Iguaçu, no dia de 2 de abril.
Implantação em Missal
O diálogo iniciou durante a primeira gestão do prefeito Ferrari, cujo o vice-prefeito a época era o ex-prefeito Hilário Jacó Willers, o Maneco (In Memorian).
O diálogo foi iniciado pelo então secretário de Saúde, Jair Loreno Bogler, atualmente vereador de Missal, que na inauguração da base, em 27 de abril de 2012, estava licenciado, quando assumiu a secretária Tânia Sbabo Jank. Na ocasião o diretor de Saúde era o ex-prefeito Eduardo Staudt e a coordenadora do Samu em Missal era Fabiane Junges.
As conversas sobre a implantação ocorrem com o Diretor da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Odair José Silveira, com o enfermeiro Coordenador do Samu da época, Gustavo Rezende.
Além de autoridades municipais, estiveram presentes na inauguração e abertura dos serviços do SAMU em Missal o prefeito da época e Itaipulândia, Sidnei Pícoli Amaral, popular KBÇÃO, o diretor da 9° Regional de Saúde, Odair José Silveira e Gustavo Rezende, coordenador da Base Regional do SAMU de Foz do Iguaçu.
Odair mostrou-se satisfeito com essa conquista. “Eu fico feliz em dizer que fiz parte da regionalização do SAMU em Missal. Esse é um serviço que veio para ficar. Ele vem para nos orientar, agilizar o trabalho e quem ganha é a população”, disse.
Serviço de respeito a nível nacional, o SAMU é uma conquista importante para área da saúde no município e na região. “É mais um componente que os missalenses ganharam, graças ao esforço de muitos que vestiram a camisa e não desistiram. O bom andamento desse serviço vai depender da equipe e da população saber utilizar isso”, destacou Gustavo.
Equipe do início do SAMU
A responsável pelo SAMU em Missal é a enfermeira Fabiane Junges, a qual é coordenadora atual também. A equipe de atendimento era composta por nove profissionais: cinco técnicos em enfermagem, uma enfermeira e três condutores. A enfermeira e os condutores eram funcionários do município e os técnicos em enfermagem trabalhavam para uma empresa terceirizada.
Em meio ao período do início até o processo de concurso que ocorreu em 2015, houve algumas mudanças de funcionários onde alguns eram contratados por empresa terceirizada e outros pelo quadro de servidores municipais cedidos ao SAMU.
Equipe atualmente
Hoje a equipe é coordenada pela enfermeira Fabiane Junges, que é concursada exclusivamente para o serviço, cinco técnicos de enfermagem concursados exclusivamente para o serviço, e quatro condutores de veículo de emergência, que são servidores do quadro geral do município, porém para trabalhar no SAMU é exigido a formação de socorrista.
A Base antiga do SAMU estava localizada no antigo prédio da Feira do Pequeno Produtor, na Rua Dom Pedro I, ao lado da atual sede da Feira.
Com 103,17 m² e um investimento de R$ 147.491,96, foi inaugurada no dia 31 de março de 2022, a nova base descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) de Missal.
O espaço está localizado na antiga sede da CNEC, ao lado da prefeitura de Missal.
Além de mais amplo, o espaço proporciona maior comodidade aos servidores, que tem atuado de forma exemplar, salvando diversas vidas desde sua instalação em Missal, que ocorreu no dia 27 de abril de 2012, ainda durante o primeiro mandato do prefeito Ferrari.
De acordo com a coordenação do Samu, são cerca de 80 a 90 atendimentos por mês e desde sua instalação em Missal, a base descentralizada realizou mais de 7 mil atendimentos.
Há ainda a comemoração, no dia 19 de fevereiro, do Dia do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.
Fonte: Portal Missal - Colaboração da enfermeira Fabiane Junges