Ainda na abertura da 20ª edição da Deutsches Fest, dia 14 de abril de 2023, no centro de eventos de Missal, a Associação Cultural homenageou alguns dos idealizadores do evento. A primeira edição ocorreu no ano de 2002, nos dias 05 e 06 de abril, ainda no Salão Paroquial.
Como forma de representar todas as pessoas que estiveram a frente dos trabalhos quando tudo começou, foi convidado o ex-prefeito Laci Dionísio Giehl, que estava a frente dos trabalhos do Poder Executivo no período, aceitando o desafio de um evento como este.
Na época o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Schneiders (Chico Padeiro) foi quem acompanhou mais de perto os trâmites para que a festa saísse do papel e se tornasse realidade. A 1ª Deutsch Fest contou com a parceria da extinta Câmara Júnior. O presidente da instituição à época era Rami Gazola (in memorian). No evento houve a menção ao ex-presidente e o agradecimento pelo empenho na implantação do projeto. Para representar a Câmara Júnior foi convidado Décio Vilibaldo Rohde, secretário da entidade na época e que coordenou o evento em 13 edições.
Outra entidade parceria foi o Lions Club que era presidida na ocasião por Gervásio Wendling, que também recebeu a homenagem representando toda a diretoria da época. O trabalho voluntário sempre foi característica marcante na realização da Deutsches Fest e até hoje continua desta forma, envolvendo ainda mais entidades que se empenham, além, da Associação Cultural Deutsches Fest, criada em 2019 para assumir a coordenação do evento.
História da Deutsches Fest
Na década de 2000 o Sebrae tinha um projeto que foi apresentado ao Secretário de Industria, Comércio e Turismo, José Schneiders, solicitando que cada município desenvolvesse uma ação para implantar um roteiro turístico na costa oeste do Paraná.
O objetivo era que cada um dos municípios Lindeiros representassem a cultura, gastronomia, festividades, a maneira de ser e viver da população.
Como o Município de Missal tem em sua população uma predominância de descendentes de origem germânica se pensou em implantar uma festa típica alemã, que mais tarde recebeu o nome de Deutsches Fest, na tradução, Festa Alemã.
A ideia foi sendo amadurecida e apresentada ao Prefeito, Senhor Laci Dionisio Giehl que prontamente apoiou o projeto.
Contou também com apoio e participação da Câmara Júnior, onde o Secretário José Schneiders era cônsul e também com o apoio do Lions Clube, parcerias que foram fundamentais para a realização do evento.
.
Fonte: Assessoria