Pauta foi relatada pelo Dep. Luiz Fernando Guerra e é de autoria de Elio Rusch e Marcel Micheletto
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da Assembleia Legislativa do Paraná, discutiu hoje (16), a possibilidade de reconhecer o agrônomo e especialista em negócios, Elias José Zydek, como cidadão honorário do Paraná. A proposição foi relatada pelo Deputado Estadual Luiz Fernando Guerra (União) e é de autoria de Elio Rusch e Marcel Micheletto (PL). Zydek é o atual diretor-presidente da Frimesa Cooperativa Central, que fica no município do Medianeira, região oeste do Estado.
A Frimesa é a 4ª maior empresa paranaense de abate e processamento de suínos e está entre as 10 maiores do Brasil no recebimento de leite, atuando no mercado nacional e internacional. Elias José Zydek, antes diretor-executivo da marca, assumiu o cargo de diretor-presidente executivo para o mandato de 2023 a 2026, quando Valter Vanzella anunciou sua aposentadoria após 26 anos à frente da empresa.
A Frimesa une cinco cooperativas filiadas – Copagril, Lar, Copacol, C.Vale e Primato, sistema que beneficia milhares de agricultores integrados que atuam como parceiros numa cadeia organizada. Juntas somam 2.137 produtores de leite e 996 suinocultores, somando cerca de 10 mil colaboradores em suas unidades.
Fonte: Karina Trzeciak / Assessoria de Imprensa