No dia 18 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo 2023, e a Secretaria de Agricultura de Itaipulândia representada pelo Diretor Altair Ruschel e o técnico agrônomo Alexandre Silvestri foram até o Município de Santa Terezinha de Itaipu para participar do evento. O ato foi marcado por discursos e debates sobre a importância da conscientização ambiental, da destinação correta de embalagens e da adoção de práticas sustentáveis na agricultura.
O evento, foi organizado pela Associação dos Comerciantes de Agroquímicos da Costa Oeste (ACCO), e reuniu a comunidade ligada ao setor agrícola para compartilhar os avanços alcançados pelo Sistema Campo Limpo, referência em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Em sua 19ª edição, o Dia Nacional do Campo Limpo é uma data que integra o calendário oficial brasileiro desde 2005.
O evento destaca os esforços do setor agropecuário em promover práticas sustentáveis e conscientização ambiental. O Sistema Campo Limpo, que completa 21 anos de atuação no Brasil, é reconhecido internacionalmente pela eficiência na gestão de resíduos sólidos, garantindo a reciclagem de 95% das embalagens plásticas de defensivos agrícolas comercializadas anualmente, e destinando 5% para incineração.
“Com mais de 5000 agricultores cadastrados na região, a associação já destinou mais de 4.357 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas e produtos impróprios. Além de sua contribuição direta na gestão dos resíduos, a ACCO realiza atividades de conscientização e preservação do meio ambiente na comunidade local”, destacou o Diretor Altair Ruschel.
Fonte: Assessoria