O setor de Endemias está alertando todos os dias para os riscos da dengue e os cuidados necessários para combater o mosquito transmissor. No entanto, os casos no município de Missal estão aumentando.
O boletim atualizado nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, aponta que são 101 casos positivos no ano epidemiológico que iniciou em agosto de 2023. Com estes dados, Missal confirma situação de epidemia.
Porém, a maior preocupação é quanto aos casos registrados neste ano. Desde o início de 2024 foram 62 novos casos confirmados. Somente na última semana foram 13 novos casos de dengue em Missal. Há ainda 40 pessoas que aguardam resultados de exames, portanto, o número de casos positivos pode aumentar ainda mais.
A principal orientação é o uso constante de repelentes. Outro ponto extremamente importante é verificar o quintal, identificar os locais que possam acumular água e eliminá-los. “Verifique seu lote, calhas, cisternas, fossas abertas, material que acumula água. Combater a dengue é responsabilidade de todos”, orienta a coordenadora de Endemias, Bárbara Schneiders.
Vacina
O município de Missal irá receber 283 doses da vacina contra a dengue. São 144 para o público com 10 anos de idade e 139 doses destinadas ao público com 11 anos de idade. A equipe de endemias irá retirar na 9ª Regional de Saúde na terça-feira, 26 de fevereiro, e a partir de quarta-feira (27), estarão disponíveis em 05 Unidades de Saúde.
Este quantitativo que Missal está recebendo, no enquanto, não será suficiente para atender ao público de 10 e 11 anos de idade, faixa etária preconizada pelo Ministérios da Saúde neste momento. O setor de Epidemiologia estima que as 283 doses devem atender a cerca de 60% da população com 10 e 11 anos de Idade em Missal.
Fonte: Assessoria