Sob a coordenação do SAMU de Missal, o município está elaborando um Plano de Contingência para situações que envolvam incidentes com múltiplas vítimas. O plano começou a ser elaborado ainda no ano de 2023 e várias reuniões já foram desenvolvidas. Neste ano foi nomeado o Comitê Municipal de Urgência e Emergência e o Gabinete de Crise.
Na manhã desta quinta-feira, 13 de junho, ocorreu um treinamento que mobilizou equipe do SAMU, Defesa Civil, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Polícia Militar, Imprensa, Hospital Nossa Senhora de Fátima, Unidades de Saúde, entre outros. Um simulado de incidente com grande vazamento de vapor na Empresa Totalmix. A Ação reforçou também o plano de segurança no trabalho da empresa.
No simulado do sinistro houveram 14 vítimas, sendo 06 do código verde, que puderam ser encaminhadas para as Unidades de Saúde mais próximas, como a do Bairro Renascer e Dom Armando. Houveram ainda, no simulado, 04 vítimas do código amarelo e 03 do código vermelho, considerados os casos mais graves. Estes foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora de Fátima. E foi simulado ainda um óbito.
A coordenadora do SAMU de Missal, Enfermeira Fabiane Junges, explicou que foi uma forma de avaliar as falhas e os acertos das equipes, para que em uma situação real todos estejam preparados, prezando pelo melhor desfecho no salvamento das vítimas. “Todo treinamento é válido, mesmo que às vezes possa ocasionar um pouco de agito e sair da rotina e normalidade das equipes, mas isso se faz necessário para o aprendizado de todos”, avalia.
Fabiane parabenizou a todos os participantes no treinamento. “Foi de suma importância a função de cada um, todos desempenharam suas atribuições do plano e fluiu bem”, elogiou. “A situação real será com um estresse maior, mas tendo essa visão e noção de como funciona facilita na realidade”, pondera a coordenadora.
Coordenador de Produção da Totalmix, Joao Allebrandt, avaliou como excelente o treinamento. “Tivemos a oportunidade e o privilégio de poder treinar nossa equipe, e sentir mesmo que de maneira simples como se preparar para um potencial acidente grave”, declara. “A equipe SAMU, Segurança do Trabalho da Totalmix, os Brigadistas e equipe da CIPA foram muito importantes para a execução do treinamento”, concluiu.
O responsável pelo Marketing da Totalmix, Ricardo Lima, também exaltou a ação e avaliou como importante. “Para nós da Totalmix, um simulado como esse e com todo apoio da rede pública da cidade só tem a agregar no conhecimento e prevenção de possíveis situações de risco na empresa”, pontuou.
Fonte: Assessoria