Cidadãos podem utilizar diversos aplicativos e plataformas para garantir a autenticidade e integridade das eleições nos 399 municípios do estado.
Durante o período eleitoral, a prevenção contra desinformação e irregularidades é crucial para assegurar um processo democrático justo. Para isso, diferentes instituições disponibilizam canais oficiais para que cidadãos possam denunciar crimes eleitorais em todo o Paraná.
Entre os crimes previstos na legislação estão boca de urna, compra de votos, calúnia, difamação, falsidade ideológica, entre outros que atentam contra a autenticidade e ética do processo eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) disponibiliza o aplicativo Pardal, onde qualquer pessoa pode denunciar irregularidades, como abuso de poder ou propaganda irregular.
Baixe o aplicativo (Android e Apple).
Para realizar o protocolo, o usuário precisa enviar provas (fotos, áudios ou vídeos).
O sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também permite que sejam denunciadas notícias falsas que possam impactar negativamente o processo eleitoral.
Clique aqui para fazer a denúncia.
Além disso, a Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná e o Ministério Público do Paraná oferecem canais específicos para denúncias de ilícitos eleitorais na internet.
Clique aqui para fazer a denúncia.
Os cidadãos podem participar de forma ativa e anônima, utilizando esses canais para garantir a lisura das eleições em seus municípios. Acesse os sites e aplicativos das instituições para mais informações e para fazer sua denúncia de forma segura.
Fonte: Com Guia SMI