GANHANDO O MUNDO
Amanda Kadjira Aparecida Phillipsen Noro, agora com 16 anos, filha de Carla Elisangela Philippsen e Vanderley Aloisio Noro, atualmente cursa a 2ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Padre Eduardo Michelis. “Estou feliz em poder compartilhar a experiência de ter representado o colégio durante minha bolsa de intercâmbio”, exclama Amanda.
“Eu realmente consegui atingir todas as minhas expectativas. Graças ao Programa Ganhando o Mundo, do Governo do Paraná, tive a chance de conhecer pessoas incríveis e explorar lugares maravilhosos, sem deixar de lado a cultura fascinante da Inglaterra”, afirma Amanda, acrescentando que a experiência “proporcionou um crescimento pessoal inestimável, que com certeza mudou minha vida para sempre. Melhorou minha comunicação dentro da língua inglesa e também as habilidades sociais", destacando os benefícios do programa.
Na Inglaterra, Amanda foi calorosamente recebida pela sua família anfitriã e bem acolhida por professores e colegas de sua nova escola. A jovem destaca que fez amizades não só com ingleses, mas também com pessoas de diversas partes do mundo, como Itália, Japão, Alemanha, Polônia e Áustria.
Além de conhecer a diversidade cultural, a aluna teve a oportunidade de visitar várias cidades históricas, entre elas, Londres, Oxford e Salisbury, adquirindo um conhecimento valioso sobre a história e geografia local.
“Eu nunca fiz tantos amigos, nunca conheci tantas pessoas, tantas culturas, tantos lugares, e cada um com uma história única e fascinante. Entretanto, o mais importante de todo aprendizado adquirido foi o meu crescimento pessoal. Eu me sinto mais confiante em relação a mim mesma agora que sei que sou capaz de entrar em um novo mundo e me adaptar a ele, desafiando meus próprios limites e me reinventando”, conclui a estudante.
Amanda gostaria de deixar um conselho reflexivo para os leitores: “Quando digo que estudei muito para conseguir a vaga e tive a oportunidade de conhecer coisas novas, é verdade. Porém, meu intercâmbio teria sido em vão se eu não estivesse disposta a abraçar o novo. Afinal, de que adianta ter uma oportunidade e recusá-la? Cheguei à Inglaterra de olhos abertos, com um interesse genuíno de conhecer a história de cada pessoa e de cada lugar visitado, e foi exatamente isso que fez a minha experiência ser única e extraordinária… Por isso, acredite que você é capaz e alcance então os seus sonhos, mas jamais, jamais se esqueça de aproveitar cada detalhe depois de conquistá-los!”
Fonte: Portal Missal