O município de Missal conquistou Selo Ouro de Alfabetização, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), com nota máxima 100, comprovando que município implementa Políticas Públicas da Educação, do mesmo modo na área de alfabetização.
O selo tem como objetivo incentivar práticas de gestão pública da educação alinhadas ao cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (CNCA).
A secretária de Educação, Cultura e Esporte, professora Clarice Maria Grings Friedrich, afirma que essa conquista é resultado de um trabalho em conjunto, especialmente dos professores de alfabetização, diretores, coordenadores e equipe da Secretaria. “A dedicação de todos os profissionais é essencial, e o resultado foi satisfatório, sendo que atingimos a nota máxima”, comemora.
“Esse resultado foi alcançado porque estamos constantemente adotando políticas públicas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação, comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades”, completou Clarice.
A cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização será realizada pelo Ministério da Educação na cidade de Brasília, no Distrito Federal.
Serão convidadas a participar da cerimônia todas as secretarias estaduais de educação, bem como as secretarias municipais de educação que receberem o selo ouro.
Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
A iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a decisão foi divulgada na sexta-feira, 22 de novembro. O objetivo é reconhecer boas práticas no âmbito da política de alfabetização.
Neste ano, na primeira edição o processo contou com a participação dos 26 Estados e do Distrito Federal, além de 4.578 municípios brasileiros.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização está dividido em três categorias:
I - categoria bronze: conferido às secretarias de educação que alcançarem pontuação final entre 45 e 64 pontos;
II - categoria prata: conferido às secretarias de educação que obtiverem pontuação entre 65 e 84 pontos; e
III - categoria ouro: conferido às secretarias de educação que obtiverem pontuação entre 85 e 100 pontos.
Fonte: Assessoria