Itaipulândia Dezembro
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Mariana Hilgert da UTFPR participará do Programa de Intercâmbio Internacional com Dupla Diplomação

Postada em: 22/12/2024 Atualizada em: 22/12/2024 17:47:37 Número de visualizações 640 visualizações
LinkedIn whatsapp

O Curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Alimentos da UTFPR câmpus Medianeira possui acordo de dupla diplomação com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal. Neste acordo os acadêmicos do curso fazem disciplinas em Portugal, as quais são convalidadas automaticamente no curso na UTFPR, ao mesmo tempo em que cursam mestrado em Engenharia Elétrica no IPB.  O benefício para os alunos é que, ao final do processo, possuirão diplomas das duas instituições, Mariana Hilgert, que cursa Engenharia Elétrica está de malas prontas para Portugal em 2025.


Quem é Mariana Hilgert? 

"Uma garota muito sonhadora, que sempre acreditou no poder da educação para transformar vidas, e nunca parou de estudar e trabalhar para alcançar seus objetivos. 

Estudante do último período de Engenharia Elétrica pela UTFPR Medianeira, sempre envolvida em diversos projetos, apaixonada por matemática, física e por resolver problemas. Ama ser professora e se dedica a descobrir maneiras simples de explicar coisas complexas.

Nascida e criada em Medianeira, numa família muito carinhosa e batalhadora, trabalha desde os 14 anos em empregos formais e informais que variam desde garçonete até professora de informática".

Segundo Mariana, os projetos de iniciação científica, além de serem a sua primeira fonte de renda, foram a entrada dela no mundo acadêmico e no universo da produção científica e tecnológica. "Foi por meio deles que eu pude descobrir muito cedo a minha fascinação por tudo isso e ter certeza que queria ser cientista. A partir disso tive muita clareza pra traçar o caminho que me trouxe até aqui".

Mariana frisa que é um privilégio poder estudar em uma faculdade pública perto de casa, "Medianeira é minha cidade natal, minha família e todos os meus amigos estão aqui, e ter a possibilidade de estudar na UTFPR, uma universidade federal e gratuita, perto de todas essas pessoas, foi uma oportunidade que decidi agarrar. Desde pequena eu olhava os cursos que tinham disponíveis, participava de projetos e tentava descobrir onde eu me encaixava aqui, até perceber que engenharia elétrica parecia muito legal, eu tinha só 13 anos quando descobri isso kkkk".

"A primeira coisa que nossos professores da faculdade falam é que somos engenheiros e servimos pra resolver problemas, e depois que eu entendi o que isso significa, passei a perceber que se encaixa muito no que eu gosto de fazer. Aplicar conceitos físicos e matemáticos na vida real pra resolver problemas, encontrar soluções novas ou aprimorar produtos que já existem me motiva. A engenharia elétrica me fascina por suas diversas áreas de atuação, entender como funcionam sistemas elétricos, motores, geradores, usinas, sistemas eletrônicos, computadores... não existe uma área do meu curso que eu não goste".

Para Mariana a dupla diplomação é a coroação de muito esforço e estudo, "a dupla diplomação pra mim é o objetivo final de toda essa trajetória de muito estudo, dedicação e trabalho, ao mesmo tempo que significa uma outra infinidade de portas que irão se abrir, agora em outro lugar do planeta, pra que eu possa descobrir mais coisas pelas quais me apaixonar".

"Além disso tudo, também é a certeza de que vou poder retribuir todo o apoio e ajuda que meus pais batalharam tanto pra me dar, podendo fornecer uma vida um pouco mais confortável pra eles".

Os primeiros objetivos para Mariana ao chegar em Portugal é começar a desenvolver seu projeto de mestrado e arrumar um emprego que possa se sustentar. 

"Durante 1 ano vou me dedicar às aulas, ao projeto e ao trabalho, muito importante. Depois disso as opções estão em aberto, pretendo descobrir as oportunidades que irão aparecer, mas quero muito conseguir uma bolsa de doutorado, que pode ser tanto em Portugal quanto no Brasil".

Pra quem está começando agora e tem o mesmo sonho, Mariana fala para nunca deixar uma oportunidade passar, "sempre falei pra todos os meus alunos aqui que o mais importante de tudo é se agarrar às oportunidades, até o mais simples movimento pode gerar um resultado gigantesco no futuro. A OBMEP era obrigatória pra todos os alunos e não dava nenhuma nota extra, mas se eu não tivesse estudado pra prova, não teria conseguido minha primeira iniciação científica, e talvez não estivesse aqui hoje. Esse é só um exemplo, as oportunidades podem chegar a qualquer momento, trabalhando, estudando, praticando algum esporte, então dizer sim e aproveitar a experiência é muito importante".


Quem quiser ajudar Mariana nesse começo de jornada pode ser pela chave pix: marianahilgert@hotmail.com ou pela vakinha disponível no link: https://www.vakinha.com.br/5253424.

"Estarei compartilhando todos os passos dessa nova jornada nas minhas redes sociais, então se quiserem acompanhar, podem me seguir no Instagram @mariana.hilgert e no TikTok mariana_hilgert".

.

Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp