Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Entrevista com o prefeito de Missal Adilto Ferrari

Postada em: 20/01/2025 Atualizada em: 20/01/2025 10:20:41 Número de visualizações 1870 visualizações
LinkedIn whatsapp
Entrevista com o prefeito de Missal Adilto Ferrari

Ferrari inicia seu sexto mandato, sendo dois como vereador e quatro como prefeito



O que esperar da gestão Ferrari/Chenho nos próximos quatro anos? 

Veja bem, primeiro dizer o que esperar. Faremos tudo aquilo que o município pode estar ofertando aos seus munícipes, independente da secretaria que seja, pois todas tem um orçamento e devem atender a população nas suas necessidades. Então, nós formamos, juntamente com o vice, uma equipe especial no primeiro e segundo escalão, para fazer com que as pessoas do município sejam bem atendidas. Até porque isso foi uma questão que nós escolhemos, cuidar de pessoas, né? E também, acima de tudo, cuidar do município, dos bens públicos do município, que precisam ter um cuidado bastante grande. E isso é importante para toda a população. 


Isso vem de encontro com o novo slogan da administração, que é ‘compromisso com as pessoas’? 

Justamente, o nosso slogan é compromisso com as pessoas. Ou seja, na acessibilidade, enfim, tudo aquilo que envolve o setor público, isso justamente vem de encontro ao nosso slogan. Vamos estar fazendo a nomeação dos nossos diretores e, os secretários estarão imbuídos de colocar em prática o plano de governo que nós elaboramos juntamente com o vice e com os candidatos a vereadores e vereadoras. Ou seja, fazer com que realmente o plano de governo seja cumprido a risco. Temos quatro anos para isso acontecer. Nós ouvimos a população, ouvimos empresas, ouvimos toda a sociedade envolvida. Então, o nosso plano de governo é baseado nisso e no nosso orçamento. Não adianta você fazer um plano de governo faraônico, que não seja possível ser cumprido. Isso nós vamos levar à risca, até porque temos os quadrimestres que também tem o orçamento, primeiro quadrimestre, segundo e terceiro, ou seja, durante cada ano com suas metas. Essas metas foram publicadas. Então vamos fazer com que isso realmente aconteça.


No dia 10 foi divulgado o nome dos secretários. Esses secretários foram decididos em conjunto com a coligação?

Sim, sim. Junto com a coligação. Eu tenho falado que nos outros três mandatos nós tivemos a felicidade de ter bons secretários. Todos eles desenvolveram a sua função baseada no que dizia o plano de governo, mas hoje é um pouco diferente. Primeiro, pessoas que têm curso superior, senão não podem assumir o mandato, e isso é lei. Então, aqui dizer que essas pessoas foram escolhidas: secretária da Educação, a Clarice, que foi uma das escolhidas pelos profissionais da área da educação, os professores. Isso era uma proposta. Então, a secretária Clarice continua, a Janiele continua na Saúde, o Eloy continua no Meio Ambiente, o Altair continua na Agricultura, o Cassol assume a secretaria de Obras, na Indústria e Comércio a Dulce Schwendler, ela é um dos nomes indicados, um compromisso que nós assinamos no período eleitoral com a ACIMI, a Secretaria de Administração, Mauro Kern Pauli, volta a ocupar a pasta após alguns anos, na Secretaria de Finanças, a indicação é Aline Luzzi, que na última gestão foi Secretária de Administração no planejamento fica a Marilene Philippsen e a Karine Birck, Assistência Social, o Chefe de Gabinete continua o Maico. 

Estamos fazendo a nomeação de secretários e também diretores e alguns chefes, que precisavam iniciar os trabalhos a partir do dia 13. No dia 3 de fevereiro assumem os demais secretários e alguns diretores. Não estará tudo concluído até dia 3 de fevereiro. No Departamento de Esportes já fizemos a nomeação, até porque temos o Regionalito está aí na frente, e voltarão a trabalhar o Anderson Sefrin e o Tauan Lenz, que irão continuar.Também  estamos ouvindo a necessidade das secretarias, até porque os funcionários concursados estão de férias até dia 19 e dia 20, então volta à normalidade. 


Prefeito, o senhor falou do esporte. Será criada uma secretaria neste ano ou mais para frente? 

Veja bem, nós temos até no nosso plano de governo uma proposta e eu quero explicar aí para toda a nossa população do município de Missal, que é um povo que gosta do esporte e é muito necessário. Sempre tenho falado e vou repetir que esporte é amizade e saúde acima de tudo, né? Criando a secretaria, nós poderemos buscar recursos tanto a nível de Estado e a nível Federal, existem muitos recursos a nível Federal, mas tendo a Secretaria de Esporte. E nós vamos fazer, mas não podemos marcar data, porque precisa ver o impacto financeiro do município, antes de nós mandar o projeto de lei criando a Secretaria do Esporte, nós precisamos ver o impacto, e quem vai dizer é a tesouraria, aquilo que a lei exige. Então, ela pode acontecer meados desse ano, se tudo der certo, a intenção é essa. E será uma secretaria muito importante para toda a população. 


O trabalho do Executivo, agora com a situação tendo seis vereadores fica mais tranquilo?

Sim, é lógico que fica mais tranquilo, mas eu tenho conversado com os nove vereadores, a gente fez aí o chamado ‘café da manhã com os vereadores’. Nós conversamos e colocamos o intuito da administração, Poder Executivo com Legislativo, e também o compromisso, afinal de contas, nós fizemos um juramento no dia 1º de janeiro, de primeiro seguir a Constituição Brasileira e Estadual, e também a Lei Orgânica do nosso Município. Nós vamos fazer baseado em cima do que a lei exige, é claro que temos leis municipais, e todas vem de encontro à população e à necessidade da população. Então, eu tenho certeza absoluta, que não vamos ter dificuldade nenhuma, pois aqui nós não colocamos mais situação e oposição, nós colocamos um legislativo que foi eleito pela população do município, e o bom entendimento é importante, quem ganha com isso aí é o povo, a comunidade, aquilo que ela precisa. Entendo que será bom trabalhar, não é porque tem seis vereadores da situação, mas sim por termos pessoas comprometidas, afinal de contas, todo mundo conhece todo mundo. E eu tenho certeza que até o próprio eleitor que apoiou o vereador, se ele não seguir aquilo que é necessidade da população, ele poderá ser cobrado. 


Ferrari quer deixar alguma mensagem para a população de Missal? 

Eu quero deixar uma mensagem de otimismo para a população de Missal, até porque eu quero aqui dizer que a experiência conta muito, aprendi muito durante esses mandatos que tive e acompanhamos todas as mudanças. É claro que o município, eu sempre falo que os municípios não vivem numa ilha, e Missal não é diferente, existem as questões federais, as questões estaduais e o município, se o orçamento que é previsto vier para o município, dá para desenvolver um bom trabalho. Vamos priorizar educação, saúde, cultura e esporte. Saúde é uma pasta importante, e muito necessária, ressaltando que nenhuma é mais importante. Na Assistência Social, por exemplo, existem muitos convênios com o Governo Federal que estão assistindo desde a criança, adolescente até o idoso, e nessa pasta vamos estar seguindo realmente tudo aquilo que o município precisa seguir. Como também é a questão de obras, obras são importantes, toda melhoria traz qualidade de vida, e nós vamos buscar com os nossos parceiros deputados estaduais e federais, os recursos para fazer as obras necessárias do município de Missal. Eu quero citar aqui a questão que está acontecendo, que é a rede de esgoto do município, isso vai trazer muita qualidade de vida para a população, mesmo trazendo transtorno agora, sabendo-se que no futuro as coisas estarão normalizadas. Gostaria ainda de dizer que a questão das finanças do município, nós não gastamos aquilo que não tem em caixa, e levamos rigorosamente as coisas em dia. Primeiro, preocupado com os funcionários públicos, que é o que fazem acontecer as coisas em todas as secretarias, e depois com os credores, as pessoas que participam da licitação, que vendem para o município, vão receber rigorosamente em dia, então, isso é uma meta que temos juntamente com o vice. Concluo que o nosso plano de governo é o nosso livro de cabeceira e dos secretários também.




Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

.

Fonte: Portal Missal

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp