Sicredi
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Estudante itaipulandiense “troca” festa de 15 anos por intercâmbio no Canadá

Postada em: 18/02/2025 Atualizada em: 18/02/2025 14:30:35 Número de visualizações 1182 visualizações
LinkedIn whatsapp
Estudante itaipulandiense “troca” festa de 15 anos por intercâmbio no Canadá

Uma atitude digna de reconhecimento: No mês de dezembro a estudante itaipulandiense do 3° ano do curso de Formação de Docentes no CEPEM em MissaL, Sarah Andrighetti Ribas, filha de Denise Deise Andrighetti e Valdemir Aguiar Ribas (Bill), embarcou para um intercâmbio de dois meses no Canadá, mas o que chama a atenção foi a decisão da estudante: Trocou a festa de 15 pela viagem de aprendizado.


Nós falamos com Sarah e ela fez um relato de sua experiência em Toronto, no Canadá.


“Me chamo Sarah tenho 16 anos, e eu tive a grande oportunidade de vivenciar o intercâmbio, uma experiência mágica e um sonho realizado para mim!


Esse sonho começou a aflorar em mim desde muito nova, quando criança. Um sonho passado pela minha mãe, de conhecer o mundo e conhecer novas culturas. Quando completei 15 anos, não quis festa, pois queria vivenciar o intercâmbio. No ano passado, eu e a minha mãe começamos a organizar tudo, para que esse sonho virasse realidade. Dia 14/12 embarquei para o início desse sonho, chegando dia 15/12 no meu destino, Toronto no Canadá.


Toronto é a maior cidade do Canadá e a capital da província de Ontário, localizada ao longo da costa noroeste do Lago Ontário.


Minha adaptação com a cultura foi tranquila, desde o primeiro dia. Os canadenses por sua vez, são pessoas super educadas e gentis. A vivência do intercâmbio para mim foi algo mágico, poder viver esse período em outro país tão diferente do Brasil, praticar o meu inglês e fazer amizades com pessoas de diferentes nacionalidades como, Mexicanos, coreanos, japoneses e até brasileiros de outras partes do Brasil.


Eu já estudava inglês no Brasil por alguns anos, no último ano da minha escola de inglês decidi vivenciar essa experiência para praticar minhas dificuldades. Eu era muito tímida e insegura com a fala nesse idioma, o intercâmbio pode me ajudar e muito nisso, afinal era a única língua a qual poderia me comunicar.


Eu fiquei hospedada em hostfamily, minha hostmom era uma querida senhora filipina, que há 25 anos recebe estudantes.


Durante a semana eu acordava por volta das 07:30 da manhã, tomava café da manhã me arrumava e ia para o metrô que era perto da minha casa, sentido à escola que iniciava as 09h da manhã. Eu tinha aula de gramática nas duas primeiras, e depois duas aulas de conversação no período da tarde. Logo após a aula, saía com os meus amigos para explorar pontos da cidade, voltava para minha casa, tomava banho, jantava em família, onde conversávamos sobre o dia a dia ou acontecimentos e logo depois me preparava para dormir. Aos fins de semanas por sua maioria tinha planos pela parte da tarde com meus amigos.


Nesse período morando em Toronto fiz amizades duradouras há qual, está doendo ainda por ter me despedido. Vivi momentos incríveis, ri muito, me diverti, me coloquei em aventuras, passei vergonhas, aprendi muito sobre outras culturas… Mas jamais deixei de ser grata, pelos momentos e pela oportunidade que estava vivendo. Para mim esse intercâmbio ajudou, e muito o meu crescimento pessoal, onde criei mais independência, confiança em mim e desafiei muitos medos.


Tenho só agradecer a minha família pela oportunidade maravilhosa e por ter realizado esse sonho para mim. O maior aprendizado durante esse período, foi ter ampliado minha visão de mundo e aprendendo a valorizar as diferenças que nos conectam, A florando ainda mais o meu desejo de conhecer o mundo.”


Atitudes como a de Sarah demostram que devemos pensar em nosso aprendizado para termos um futuro mais promissor. Parabéns Sarah Andrighetti Ribas.


Confira nas fotos, registros da estadia de Sarah no Canadá.



Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

.

Fonte: Portal Cidades do Oeste com Sarah.

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp