A redação do Portal Missal recebeu várias mensagens, falando sobre os transtornos e prejuízos sofridos, por conta das mais de 36h sem energia elétrica nas comunidades de Linha Bandeirantes e região da Formiga.
O interior de Missal enfrenta mais uma vez o descaso da Copel, situação que já dura mais de seis anos, em 2019 já noticiamos esse descaso (leia matéria), sempre deixando os moradores à mercê de prejuízos significativos e transtornos constantes. As quedas de energia têm impactado diversos setores, desde a rotina dentro de casa até a produção agropecuária, resultando em perdas financeiras expressivas.
Segundo o morador Sidney da Linha Bandeirantes, a luz acabou por volta das 8h30 de sábado (01), e até o momento não voltou, na região à muitos produtores de leite, que estão ordenhando as vacas com a mão e descartando o leite por que não tem como armazenar, além disso os suínos já estão sem água nos chiqueirões.
Sidney passou para nossa redação, que nas primeiras ligações feita a Copel os atendes alegavam que não tinham o contato da empresa terceirizada da nossa região, e que no começo da noite de hoje os atendentes afirmam que a luz já foi estabelecida.
No vídeo gravado por Sidney e enviado para nossa redação da para ver a indignação do mesmo e comprova a falta de luz.
Mais prejuízos
Além da questão da tirada do leite e a perda do produto, os moradores também contabilizam prejuízos com produtos alimentícios, pois tudo que está em freezer ou geladeira, está estragando ou teve que ser levado para casas de outras pessoas para que não se perdesse tudo.
Somado a isso, a falta de comunicação e a questão de higiene pessoal.
O outro lado
Solicitamos a Assessoria de Imprensa da Copel informações sobre o fato, porém até o momento da postagem da matéria não havíamos recebido retorno.
Eletrodoméstico queimou após queda de energia? Saiba como reclamar
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) esclarece que a análise de ressarcimentos por problemas causados na rede é realizada em acordo com a Resolução Normativa nº 1000, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Para isso, o consumidor deve acessar o site da Copel https://www.copel.com/site/copel-distribuicao/ressarcimento-de-danos/) e fazer a solicitação, inserindo as informações solicitadas. A Copel analisa cada solicitação e acata os pedidos de ressarcimento que comprovadamente sejam causados por perturbação no sistema elétrico ou falhas nos serviços prestados, com base em fatos, documentos e a regulamentação vigente.
O pedido de ressarcimento de danos em aparelhos elétricos deverá ser feito pelo titular da unidade consumidora ou por seu representante. As solicitações de ressarcimentos de danos em aparelhos elétricos podem ser efetuadas por meio da internet, do atendimento telefônico ou dos postos de atendimento da Copel.
Não há necessidade de apresentação de documentos para registrar o pedido de ressarcimento de danos em equipamentos elétricos. Basta fornecer os dados solicitados para que o pedido de ressarcimento seja registrado. O consumidor deve, também, fornecer data e horário aproximados da ocorrência do dano.
A critério da Copel, poderá ser realizada inspeção no equipamento danificado. Após o registro da solicitação de ressarcimento e, caso a Copel opte por realizar a inspeção no equipamento, a área responsável entrará em contato com o cliente para agendar a data da inspeção que deverá ocorrer em até 10 (dez) dias corridos.
Nesse sentido, é muito importante que o cliente não providencie, por sua conta e risco, a reparação do(s) equipamento(s) sem aguardar o término dos prazos para a inspeção conforme descrito acima, salvo nos casos em que houver prévia autorização da Copel. Do contrário, o caso será indeferido.
REANÁLISE - A Companhia informa, ainda, que os consumidores que se sentiram prejudicados devem solicitar a reanálise do caso, através do telefone 0800 51 00 116, informando os dados corretos da ocorrência. A Copel irá analisar novamente os dados e, encontrando coerência nas informações solicitadas, providenciará o ressarcimento.
Fonte: Portal Missal