O Sicredi promove anualmente as Assembleias Núcleo, encontros que reforçam o modelo de gestão participativa da cooperativa, sendo que nestas reuniões são apresentados os resultados do ano, e os associados têm a oportunidade de sugerir melhorias e tirar dúvidas diretamente com a diretoria.
Em Missal, a reunião foi realizada na quarta-feira, dia 19.
Eduardo Soethe, gerente da agência de Missal, destacou o diferencial da cooperativa: “O associado tem voz ativa. Este é um momento especial para sugerir e conversar diretamente com os diretores”. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a transparência e o envolvimento da comunidade.
2024
Conforme o Diretor de Negócios do Sicredi, Luis Carlos Dickel, o ano de 2024, assim como os anteriores, foi muito bom, pois o Sicredi conseguiu realizar tudo que havia sido planejado. “Citando Missal como exemplo, tivemos um comprometimento muito grande dos associados, o que não é diferente nas outras cidades, sendo um fator de sucesso muito importante para este crescimento que apresentamos ano a ano, sendo este fator o de sucesso para nós, atendendo bem, estar lado a lado com a comunidade, do associado, e temos certeza que o associado traz esta reciprocidade para a cooperativa”.
Sobre os números apresentados na Assembleia de Núcleo, Luis destaca que o crescimento, observando os ativos e recursos administrados, alcança 20% ao ano, que é um número muito bom para um país como o Brasil, pois o país cresceu 3% (PIB) em 2024, enquanto a Sicredi Vanguarda, ano a ano, vem atingindo em torno de 20%.
“Também o resultado foi muito bom, R$ 190 milhões, sendo que uma boa parte deste valor retorna aos associados, realizar as ações sociais, aqui em Missal e nos demais municípios onde a Sicredi Vanguarda se faz presente”, avalia Luis.
Classificação de risco
Atualmente as instituições financeiras tem uma classificação de risco feita por agências internacionais, sendo que neste item o Sicredi está classificado entre as principais. “Quando estas agências dão notas boas, e o Sicredi está no topo da avaliação, significa que as pessoas podem levar o seu dinheiro para estas instituições que são top, pois é uma instituição segura”, explica Luis.
Obras
Nesta área, além das novas agências, o grande destaque, sem dúvida, é a nova sede da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, em Medianeira.
Luis Dickel ressalta que atualmente, na sede em Medianeira são mais de 300 funcionários, sendo que por falta de espaço na sede atual, foi necessário alugar várias salas. “A nova sede é uma obra que a região merece e para que os nossos colaboradores tenham condições de fazer um trabalho cada vez melhor, visando sempre também o melhor atendimento aos associados”.
Sicredi primeira conta
Na assembleia também foi apresentada o ‘Sicredi primeira conta o u conta menor’. “Este é um projeto que visa ‘trazer’ para o Sicredi as crianças deste o nascimento, ou seja, que os pais (pai e ou a mãe), associe o filho logo após o nascimento, podendo iniciar com uma pequena poupança. Quando tiver uns sete ou anos, ela já irá aprender como funciona a questão financeira, o que é a educação financeira”, informa Luis, acrescentando que o objetivo é investir nas novas gerações.
Vale destacar também aos que já são associados, de 0 a 15 anos, já tem direito a adquirir um bichinho (‘bonecos’), a partir do próximo dia 7 de abril, e quem ainda não é, tem dois caminhos: abrir uma poupança e ir fazendo depósitos, sendo que quando atingir R$ 2 mil, terá o suficiente para pegar mais um bichinho, sendo que além da poupança também abrir uma conta, se associar, já ganha o primeiro bichinho. Se continuar depositando, movimentando, no final terá a coleção completa dos bichinhos.
O Sicredi criou também um projeto pioneiro chamado de Conta Fácil, sendo que todas as informações podem ser obtidas nas agências.
Agradecimento
“Queremos fazer um agradecimento especial aos associados e a toda comunidade de Missal, pois muitas pessoas contribuem com o Sicredi, direta ou indiretamente, sendo o Sicredi a principal instituição financeira do município, e continuaremos fazendo muito por este Município”, conclui Luis.
2025
Quanto a 2025, Luis afirma que “é um ano que promete, mesmo ouvindo muita gente falando em dificuldades, como vem acontecendo nos últimos anos e, no Brasil existem mesmo as dificuldades, mas o Sicredi conseguiu crescer todos os anos, e 2025 não está sendo diferente, mas vemos como mais um ano de desafios e oportunidades, por isso acreditamos que será mais um belo ano”.
Fonte: Portal Missal