Nesta quinta-feira, (10), a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, representada pelo Secretário Rodrigo Rogerio Pavinatto, pela Médica Veterinária do SIM/POA Jéssica Kunz e pelo Chefe de Divisão Julio Cezar Christ, participaram de uma visita técnica organizada por Anselmo Pivatto, na Fazenda Iguaçu – Laticínio Starmilk, na cidade de Céu Azul, com objetivo de conhecer as práticas de manejo sustentáveis, explorar tecnologias utilizadas na produção e no processamento de leite e compreender os processos de produção leiteira em uma propriedade de referência. A Fazenda aplica inovações que aumentam a eficiência produtiva e garantem a qualidade do leite produzido.
Os proprietários da Fazenda Iguaçu, Mario Sossela Filho, Ibrahim Faiad, Mario Viechnieski e Sandro Viechnieski, decidiram ir além de seus esforços em produção de leite. Perceberam que poderiam produzir e transformar seu excelente leite para produtos industrializados na própria fazenda, assim nasceu o Laticínio Starmilk, inaugurado em julho de 2018, que industrializa o leite fresco da produção diária de 28.000 litros e ainda realiza captação de leite, num raio de 100 km, contando com a parceria de mais de 200 produtores, sendo o Guilherme Sebastião do Prado, Gerente do Setor Política Leiteira, responsável pela captação de leite.
A Fazenda conta com aproximadamente 1.600 animais, sendo 740 animais em ordenha, e 800 animais entre bezerras, novilhas e vacas secas, ambas da raça Holandesa. Utilizam técnicas de manejo de produção que visam minimizar o impacto ambiental, com o uso eficiente de água e a gestão de resíduos, sistema de monitoramento da saúde animais e automação na ordenha.
O Secretário Rodrigo Pavinatto ressalta: “A visita Técnica em uma Fazenda que é considerada como referência quando falamos de produção de leite, nos trouxe muito conhecimento, abriu portas para que possamos trazer mais incentivos para os produtores de leite, criando estratégias para fortalecer o setor leiteiro do município”.
Também participaram da visita técnica, representantes das cidades de São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Pato Bragado, Medianeira e São Miguel do Iguaçu.
Fonte: Assessoria