A Secretaria de Saúde de Missal divulgou resultados do 4º levantamento entomológico com Ovitrampas do ano, realizado neste mês de Abril. Entre os dias 31 de março a 11 de abril ano foram instaladas 80 armadilhas em toda a extensão do Município, considerando um raio de 200 metros entre elas em dois ciclos, em intervalo de 5 dias para troca das paletas de madeiras.
Foram 44 Ovitrampas positivas no primeiro ciclo e também 40 no segundo, e retirados 2337 ovos de Aedes aegypti do meio ambiente. Além disso, foram instaladas armadilhas nos Distritos do Portão do Ocoí, Dom Armando e Vista Alegre, totalizando 106 armadilhas em todo município, retirados do ambiente 3849 ovos.
A coordenadora de Endemias de Missal, Bárbara Schneider, afirmou que o percentual de infestação e de focos do Mosquito Aedes aegypti teve um aumento significativo se comparado aos meses anteriores. “Desde o início do ano os índices de IDO e IPO deste mês foram considerados muito altos pelo nosso setor”, informa.
Os indicadores entomológicos, índice de densidade de ovos (IDO), somaram 27% e o índice de positividade das ovitrampas (IPO) com 53%. Esta técnica é realizada todo início de mês pela equipe de endemias. Neste ano Missal registou 3 casos de dengue até o momento, mas os responsáveis alertam a população para eliminar os criadouros, visando evitar epidemias.