Cresol 2025
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Chuva de granizo atinge bairros de Vacaria no RS, e surpreende moradores com volume de gelo nas ruas

Postada em: 15/04/2025 Atualizada em: 15/04/2025 21:47:02 Número de visualizações 918 visualizações
LinkedIn whatsapp

Fenômeno, saraivada de granizo, ocorreu na tarde desta terça-feira (15) deixou cenário "nevado"


A cidade de Vacaria, na Serra Gaúcha, foi surpreendida na tarde desta terça-feira (15) por uma intensa saraivada de granizo — nome dado ao fenômeno quando há grande volume de granizo, mesmo que em pequenas pedras. O evento climático durou cerca de 30 minutos e afetou diversos bairros, entre eles os Kms 4 e 5, Franciosi, Altos da Glória, Vitória, Jardim dos Pampas, Jardim América, Glória, Cohaab e Municipal.


De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o fenômeno foi provocado por áreas de instabilidade formadas por um sistema de baixa pressão atmosférica, aliado ao fluxo de umidade vindo do Norte do país. Essa combinação favoreceu a formação de nuvens do tipo cumulonimbus — que podem alcançar até 20 km de altura e são responsáveis por tempestades e precipitação de granizo.


Apesar de as pedras serem de pequeno diâmetro, a grande quantidade acumulada impressionou. Imagens feitas por moradores e Defesa Civil mostram ruas, calçadas e quintais cobertos por uma camada de gelo. Em alguns pontos da cidade, a chuva veio acompanhada de ventos fortes, o que aumentou os danos. Telhados de residências ficaram danificados, e o Corpo de Bombeiros distribui lonas para moradores afetados.


O acumulado de chuva nas últimas duas horas foi de 25,2 mm, segundo dados do CEMADEN. Até o momento, não há registro oficial de desabrigados nem número exato de atendimentos.


Mesmo sem cobertura do radar meteorológico estadual, o município de Vacaria já aparecia no mapa de risco divulgado horas antes pela Defesa Civil, com possibilidade de queda de granizo. A prefeitura segue monitorando a situação e deve divulgar novas atualizações nas próximas horas.



Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

.


Fonte: Catve

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp