Cresol 2025
Lista Telefônica
Imagem de telefone

Agroforte impulsionou de forma expressiva produção primária no município de Itaipulândia

Postada em: 25/04/2025 Atualizada em: 25/04/2025 14:49:32 Número de visualizações 139 visualizações
LinkedIn whatsapp
Agroforte impulsionou de forma expressiva produção primária no município de Itaipulândia

Na quinta-feira (24), a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, organizou um encontro com os vereadores com a finalidade de visualizar os números relacionados ao cômputo do IPM-Índice de Participação dos Municípios, o qual distribui o ICMS para os entes do estado do Paraná. Os dados fornecem informações do desempenho econômico do município, trazendo também informações esmiuçadas sobre os setores, quantitativos e valores que o município gerou.

Também foram abordados fatores como, quantidade de população rural, número de propriedades rurais, fator de preservação ambiental, fator igualitário, qualidade de educação, esse por sua vez com menor expressão na representação de retorno, embora não menos importante para monitoramento. Da mesma forma, no âmbito do Valor Adicionado Fiscal, principal fator de relevância que é o "Lucro Bruto" das mercadorias comercializadas, industrializadas e parte da pecuária, bem como da produção primária, que são todos os produtos cultivados e animais criados o município.

O programa Agroforte, implantado em Itaipulândia no ano de 2021, já beneficiou inúmeros produtores atendendo as áreas da suinocultura, avicultura, gado de corte e de leite, produção de ovos férteis, reformas e melhorias em instalações e implantação de biodigestores, sendo uma das principais alavancas da melhora nos índices apresentados em função do aporte de incentivos.

Conforme disseram os representantes da Secretaria de Agricultura “tratativas continuarão, estudos para tomada de decisões para o melhor aproveitamento do fomento nos diversos setores do município serão realizados, buscando reflexo na qualidade de vida, mas também na viabilidade econômica para que Itaipulândia se torne cada vez mais sustentável.

Os números que gerar a economia de um ano, são contabilizados da seguinte forma: faturou o produto em 2021/2022, contabiliza em 2023 e com base nesses dados o Estado faz a programação para devolver em forma de ICMS.

.

Fonte: Assessoria

Compartilhe:
LinkedIn whatsapp