Um importante trabalho na área da fonoaudiologia está sendo desenvolvido nas Escolas da rede municipal de Educação. Trata-se de um rastreio a fim de detectar atrasos ou alterações no desenvolvimento da fala, sendo as consequências desses atrasos problemas futuros de aprendizagem e mau desempenho escolar, podendo se agravar se não houver intervenção adequada.
A fonoaudióloga, Mary Lô Kreuz, com o auxílio da estagiária de fonoaudiologia, Aline Fernanda Elsenbach, está coordenando o trabalho. Após o rastreio, a fonoaudióloga responsável promoverá devolutivas aos professores e pais dos alunos que apresentarem alguma alteração de fala, aprendizagem, respiração e realizará os devidos encaminhamentos.
Mary destaca ainda que é importante o acompanhamento e entendimento dos familiares desses alunos. “O sucesso desse trabalho depende muito do envolvimento da família, pois quando ela é participativa as chances para o sucesso são significativamente maiores”, classifica.
Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia é uma das especialidades que atua no NASF-AB de Missal. Uma das atribuições desta profissão é quanto a ações de saúde da criança voltadas à promoção e recuperação da saúde desta, nos âmbitos individual e coletivo, especialmente quanto ao desenvolvimento orofacial relacionado à alimentação e cuidados quanto aos hábitos orais; desenvolvimento da fala e da linguagem e outras habilidades cognitivas; desenvolvimento das habilidades auditivas e detecção precoce da deficiência auditiva; aspectos gerais do desenvolvimento motor e psicossocial; acompanhamento e orientações dos processos de alfabetização e de aprendizagem
Fonte: Assessoria